FC Porto

Baró à frente na luta das alas do FC Porto, mas Marega pode baralhar tudo

Romário Baró foi dos mais utilizados nas alas do FC Porto.

Nos quatro jogos de preparação que foram abertos, o "miúdo" foi o mais utilizado e as exibições foram positivas. Do outro lado, o reforço Díaz teve mais minutos, mas luta com Nakajima.

Ainda há gente para chegar - Uribe está perto de ser fechado -, mas Sérgio Conceição já tem a base do onze para o arranque oficial da temporada, com o Krasnodar.

Os jogos de pré-época serviram para confirmar que há apenas dúvidas nas alas. Se os minutos de utilização nos quatro encontros, disputados à porta aberta, servirem de barómetro então serão Romário Baró e Luis Díaz a jogar. Mas pode não ser bem assim, pelo menos no lado esquerdo do ataque. O reforço colombiano teve mais tempo de jogo do que Nakajima - mas por pouco - e esta será a grande dúvida neste momento para a Champions.

Isto partindo do princípio que Sérgio Conceição vai mesmo apostar no miúdo de 20 anos na direita. Todos os indicadores apontam nesse sentido: foi titular em três dos quatro particulares, foi sempre elogiado pela qualidade de jogo e, acima de tudo, pela maturidade que demonstrou. Não foi por acaso que lhe entregaram a camisola 8, que nos últimos anos pertenceu a Brahimi. Baró entusiasmou a plateia do Dragão e partirá à frente de Otávio, o outro elemento utilizado à direita do ataque ao longo da pré-época.

Os restantes lugares parecem entregues. Se Diogo Costa recuperar a tempo da luxação na mão direita, será ele o dono da baliza, caso contrário avança Vaná. À sua frente não parecem restar dúvidas: Manafá e Alex Telles a laterais com Pepe e Marcano a formarem a dupla de centrais. No meio-campo também é fácil assumir que Danilo e Sérgio Oliveira são os escolhidos. Depois, Soares e Corona foram sempre usados juntos no eixo do ataque.

Marega pode baralhar tudo

Há um elemento que pode baralhar estas contas: Marega. O maliano apresentou-se ao trabalho no sábado e parte atrasado em relação aos companheiros, mas não está descartado para a partida em Krasnodar. E, se Sérgio Conceição considerar que o avançado está em condições, então pode haver duas mudanças: nesse caso será Marega o companheiro de Soares no eixo do ataque, o que devolverá Corona à sua posição tradicional, no lado direito do ataque, em detrimento de Romário Baró.

Menos expectável é que algum reforço que esteja para chegar possa entrar diretamente no onze, atendendo a que falta apenas uma semana para o jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Champions.

Carlos Gouveia