África

CAN'2019: Congo de Mbemba apura-se para os "oitavos" no sofá

Mbemba, central do FC Porto, está na CAN ao serviço do Congo REUTERS

Seleção do central do FC Porto garantiu um lugar entre os quatro melhores classificados da Taça de África das Nações.

Senegal e Costa do Marfim, nos grupos C e D, e RD Congo e Guiné-Conacry, como dois dos melhores terceiros classificados, asseguraram esta segunda-feira o apuramento para os oitavos de final da Taça das Nações Africanas (CAN).

Cientes de que a vitória era suficiente para seguirem em frente, senegaleses e marfinenses cumpriram com os respetivos objetivos, tendo ambos vencido claramente os seus oponentes, com o Senegal a bater 3-0 o Quénia e a Costa do Marfim a aplicar 4-1 à Namíbia, assegurando assim o segundo posto nos respetivos grupos.

Já apurada, a Argélia assegurou o triunfo no grupo C, ao bater por 3-0 a Tanzânia. Num dia em que o defesa-central Halliche, do Moreirense, integrou o onze titular e Brahimi, que terminou contrato com o FC Porto, não saiu do banco, foi um ex-Sporting, Slimani, a brilhar, ao marcar o primeiro golo, aos 34 minutos, e ao assistir Ounas nos outros dois (39 e 45+1).

Com o apuramento quase garantido, Marrocos não se deixou surpreender e assegurou o triunfo no grupo D, ao derrotar, já com um golo em cima dos 90 minutos por Boussoufa, a África do Sul (1-0).

Após os jogos desta segunda-feira, a RD Congo, do portista Chancel Mbemba, terceira no grupo A com três pontos, e a Guiné-Conacry, terceira do grupo B com quatro, asseguraram desde logo a presença nos oitavos de final como dois dos quatro melhores terceiros classificados, ficando em aberto duas vagas.

Na terça-feira, jogam-se as decisões dos últimos dois grupos, com o apuramento em aberto na "poule" E, do Mali, Angola, Tunísia e Mauritânia, e F, de Camarões, Gana, Benim e Guiné-Bissau.

Redação