Terá voltado a ser abordado pelos rivais da Luz mas consumou o regresso a Alvalade, onde foi apanha-bolas e agora será estrela. Deixou os campeões europeus do Liverpool para singrar como leão.
Não tem só cara de miúdo, é-o mesmo, mas também já é muito rodado. Rafael Camacho, extremo de 19 anos, é o mais velho de quatro irmãos, filhos de Euclides Bernardo dos Santos Camacho e Teresa Alexandra Soares Camacho, e dos três aos sete anos só se via com uma bola de basquete nas mãos, como se pode constatar numa publicação sua no Facebook, reproduzida nesta página.
A inspiração no seu pai, que foi jogador profissional da modalidade, tal como o seu tio, originou a preferência, mas foi também por influência do seu pai que passou a jogar à bola na rua com outras crianças, primeiro em Angola, depois em Vila Franca de Xira, quando voltou a Portugal.
Foi o seu pai, também, que o inscreveu nas escolinhas do Vilafranquense, onde rapidamente suscitou o interesse de Sporting, Benfica e FC Porto. Assinaria pelas águias, que o pai representara como jogador de basquete, mas só ali ficaria em 2007/08. Depois, ao longo de cinco épocas, evoluiu de leão ao peito, emigrando com... 13 anos.
Rumou a Manchester, para representar o City, ao qual foi contratado em 2016 pelo Liverpool. Na época passada, foi chamado por Jurgen Klopp em nove ocasiões e utilizado em duas delas: entrou a um minuto do fim na receção vitoriosa (4-3) ao Crystal Palace e fez os 90 minutos no triunfo (2-1) sobre o Wolverhampton de Nuno Espírito Santo, que alinhou no jogo da Taça da Liga com os portugueses Rúben Vinagre, Rúben Neves, João Moutinho, Diogo Jota e ainda Ivan Cavaleiro e Hélder Costa. Fez 14 jogos pelos sub-23, todos como titular, e marcou oito golos, com especial destaque para o hat trick conseguido na goleada por 6-0 ao Leicester.
Aos 19 anos, há já uma história cheia e Rafael Camacho quer preenchê-la ainda mais de leão ao peito... de novo.
Reencontro com os "reds" dia 24 de julho
É já a partir de terça-feira que Rafael Camacho se junta na Academia ao grupo comandado por Marcel Keizer, que prepara a temporada 2019/20. Depois de ter passado os últimos três anos ao serviço do Liverpool, o extremo de 19 anos muda-se de armas e bagagens para o clube onde evoluiu ao longo de cinco épocas, mas tem já o reencontro com os reds marcado: o Sporting defronta os campeões europeus dia 24 no Yankee Stadium, em Nova Iorque.