FC Porto

FC Porto com posição definida: SAD segura Soares e aponta a Pedro

Soares é cobiçado, mas o FC Porto só abre mão do brasileiro por valores elevados EPA

Portistas não facilitarão saída de Tiquinho e estão mais focados em negociar o avançado do Fluminense.

O FC Porto está no mercado de avançados como comprador e não como vendedor. A SAD pretende dotar o próximo plantel de várias opções de qualidade e foi nesse sentido que, ao que O JOGO apurou, já recusou sondagens para a venda de Soares. Os dragões pretendem manter o jogador natural de Sousa (Paraíba) e ainda juntar-lhe Pedro, do Fluminense, que se encontra nesta fase com a seleção olímpica brasileira, em Toulon. Mas vamos por partes.

Na ressaca da temporada mais produtiva da carreira em todos os aspetos (jogos, minutos, golos...), Soares foi alvo de várias sondagens oriundas da China e da Coreia do Sul e não descarta a possibilidade de deixar o FC Porto. O brasileiro de 28 anos entende que está prestes a entrar numa fase da carreira em que poderá assinar o último grande contrato, mas também não pretende deixar os portistas a qualquer preço. Nem a sociedade azul e branca o permitirá. O Palmeiras mostrou-se interessado, mas não tem como satisfazer a vontade do jogador, muito seduzido pela hipótese de se estrear na Série A do Brasil, país de onde saiu praticamente como um desconhecido. O FC Porto só aceitará valores próximos da cláusula de rescisão (40 milhões de euros) e se já tiver uma alternativa assegurada, com perfil idêntico ao de Tiquinho.

Se neste caso o FC Porto tem a faca e o queijo na mão, no de Pedro será necessário uma grande capacidade de persuasão para convencer o Fluminense a vender por baixo. O internacional jovem brasileiro viu a transferência para o Real Madrid ruir devido a uma lesão, mas está de volta à competição e aos golos, pelo que o emblema está renitente em fazer descontos. De acordo com a Imprensa brasileira, a expectativa dos responsáveis do "Flu" passa por transferir o jogador de 21 anos por um valor próximo dos 20 milhões de euros. Uma quantia proibitiva para os dragões que tentarão baixar assim que terminar o Torneio de Toulon.

Marega nunca por menos de 30 milhões de euros

A situação de Marega é, como O JOGO já explicou, um pouco distinta de Soares. Depois de na temporada passada ter declinado uma oferta do West Ham, a SAD admite possibilitar ao internacional maliano a perseguição do sonho de jogar na Premier League. Mas, para isso, obriga ao pagamento de 30 milhões de euros. Recorde-se que é precisamente de Inglaterra que têm surgido mais rumores relacionados com o atacante. O empresário já apresentou intenções de propostas à SAD, mas faltam documentos oficiais.

Manuel Casaca/André Morais