Futebol

Vizela anuncia decisão do tribunal e exige reintegração na II Liga

Vizela exige regresso à II Liga Ivo Pereira/Global Imagens

A despromoção do Vizela, decidida em 2009, foi tomada pelo Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol

O Vizela, que compete na série B do Campeonato de Portugal, anunciou esta quinta-feira que "o Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel proferiu hoje sentença, declarando a nulidade do Acórdão do Conselho de Justiça da FPF de 30-06-2009, que tinha relegado, injustamente, o Clube para o escalão inferior do Campeonato da 2.ª Divisão Nacional de Futebol". Perante esta decisão o clube avança que exigirá à FPF e à Liga a integração imediata na II Liga.

Recorde-se que a despromoção do Vizela, decidida em 2009, foi tomada pelo Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol que alegou a existência de contactos ilícitos com um árbitro, com vista ao favorecimento de resultados desportivos "em troca de bens e serviços".

O comunicado na íntegra

"1º. A Direção do Futebol Clube de Vizela vem, por este meio, levar ao conhecimento dos sócios e simpatizantes do Clube que o Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel proferiu hoje sentença, declarando a nulidade do Acórdão do Conselho de Justiça da FPF de 30-06-2009, que tinha relegado, injustamente, o Clube para o escalão inferior do Campeonato da 2.ª Divisão Nacional de Futebol.

2º. O Tribunal dá assim razão aos argumentos do FC Vizela.

3º. Ao fim de 10 anos, fez-se finalmente justiça, exigindo-se à FPF e à LIGA que coloquem, de imediato, o FC Vizela na II Liga de Futebol Profissional.

4º. O FC Vizela esteve sempre convicto da sua inocência em todo este processo, como agora comprova a sentença judicial.

5º. Reitera-se o que sempre se disse: o FC Vizela é um Clube sério e honesto, tem um historial que é respeitado por todos, possuindo nos seus quadros dirigentes e ex-dirigentes de que toda uma cidade, concelho e região se orgulham, nunca se conformando com as acusações que lhe foram dirigidas neste processo.

Vizela, 02 de Maio de 2019."

Redação