I Liga

Tribunal O JOGO: sentenças apontam para vários erros no Feirense-Benfica

TRIBUNAL O JOGO - Os antigos árbitros Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo analisam os lances mais polémicos do jogo entre o Feirense e o Benfica, da 28.ª jornada da I Liga.

Árbitro: João Pinheiro (AF Braga).

Assistentes: Bruno Rodrigues e Nuno Eiras.

VAR: Bruno Paixão.

20' - Bem anulado um golo do Feirense, por fora de jogo? VAR deu indicação para anular.

JORGE COROADO - MÁ DECISÃO - Não se vislumbra qualquer irregularidade atacante do Feirense. A definição para fora de jogo exclui os braços dos jogadores. A lei 11 conjugada com a lei 6 exige que os assistentes estejam devidamente alinhados com o penúltimo defensor, o que não sucedia.

JOSÉ LEIRÓS - MÁ DECISÃO - Não há qualquer irregularidade de fora de jogo. Ghazal não está adiantado e está em linha com todos os adversários. Tem apenas o braço fora dessa linha, que não é punível. Não devia ter sido recomeçado o jogo da forma como foi e devia o golo ter sido validado

FORTUNATO AZEVEDO - MÁ DECISÃO - Não há qualquer imagem que indique que o jogador do Feirense estaria posicionado de forma irregular. No momento do passe, não há nenhum jogador à frente do penúltimo defensor do Benfica. Decisão errada.

36' - VAR revê queda de Pizzi após toque de Aly Ghazal. Penálti bem marcado?

JORGE COROADO - MÁ DECISÃO - Aprendi desde pequenino na arbitragem que a entrada por cima é pé em riste e jogo perigoso. Foi o que Pizzi efetuou. Ghazal tocou-lhe já em retração do movimento. Pizzi, inteligente, fez a receção ao solo, deu um passo e deixou-se a cair. Com o VAR que era, não nos admiramos pelo penálti.

JOSÉ LEIRÓS - MÁ DECISÃO - Não há penálti. Pizzi com o pé levantado a abordar o lance, era suficiente ao abrigo da lei para não ser e não houve causa e efeito nesse contacto a provocar a queda do benfiquista, que se deixou cair.

FORTUNATO AZEVEDO - MÁ DECISÃO - Outra decisão negativa. Pizzi vem com o pé de cima para baixo em jogo perigoso ativo e provoca o contacto. Foi assinalado o contrário.

47' - Fica castigo máximo por marcar na abordagem de Florentino a João Silva?

JORGE COROADO - MÁ DECISÃO - Florentino pisou o pé esquerdo de João Silva e, com o joelho, ajudou à queda do adversário, tocando-lhe na curva da perna esquerda. Lance merecedor de penálti, que passou impune..., "of course".

JOSÉ LEIRÓS - BOA DECISÃO - Florentino coloca a perna na disputa com João Silva, havendo depois choque de joelhos de um e outro. Decisão é correta.

FORTUNATO AZEVEDO - BOA DECISÃO - Jogada perfeitamente legal. Há um toque de pés numa disputa, mas o juízo de nada assinalar é positivo.

LEIA A EDIÇÃO COMPLETA DO "TRIBUNAL O JOGO" NA NOSSA EDIÇÃO EM PAPEL OU EM E-PAPER.

Redação