José Mourinho

Mourinho despedido: os milhões, as reações e a sucessão

. REUTERS

Manchester United anunciou o despedimento do treinador português na manhã desta terça-feira. Confira os números do "Special One" nos "red devils", as reações à saída e ainda os rumores sobre a sucessão.

MANCHESTER UNITED ANUNCIA SAÍDA DE MOURINHO

Através de comunicado, o clube de Old Trafford anunciou a saída do treinador português, revelando que será nomeado um técnico interino para ocupar o lugar que pertencia ao "Special One" até ao final da presente temporada.

Mourinho estava no United desde o início de 2016/17 e tinha contrato até ao final da época 2019/20, com outra de opção.

OS NÚMEROS E OS TÍTULOS DE DUAS ÉPOCAS E MEIA DE JOSÉ MOURINHO NO UNITED

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Manchester United, anunciou, esta terça-feira, o emblema de Old Trafford. Para trás ficam duas épocas e meia e três títulos conquistados.

Na época de estreia ao serviço do United, 2016/2017, Mourinho conquistou uma Liga Europa, uma Supertaça de Inglaterra e uma Taça da Liga inglesa. Num total de 64 jogos foram 37 aqueles que o "Special One" venceu.

A segunda temporada manteve o mesmo registo de vitórias, mas em menos jogos. Foram 37 em 56 jogos. A época 2018/2019 não estava a correr de feição ao português que deixou o United na sexta posição da Premier League, a 19 pontos do líder Manchester City.

A derrota por 3-1 frente ao Liverpool, no domingo, foi a gota de água e Mourinho deixa assim o "Teatro dos Sonhos" com apenas 10 vitórias em 24 jogos.

Antes de se mudar para Manchester, o português, de 55 anos, já tinha passado por Benfica, União de Leiria, FC Porto, Chelsea, Inter e Real Madrid enquanto treinador principal.

A SUCESSÃO DE MOURINHO

De acordo com a imprensa britânica, o substituto imediato do "Special One" será Michael Carrick, ex-médio dos "red devils" que colocou um ponto final na carreira na temporada passada.

O jornal Mirror refere que o antigo internacional inglês, que já fazia parte da equipa técnica de Mourinho, vai orientar o United no jogo de sábado frente ao Cardiff, mas é provável que não mantenha o posto.

De acordo com o jornal As, de Espanha, há três candidatos principais para, na próxima época, estarem ao leme dos "red devils".

Dois deles estão livres: Antonio Conte, que deixou o Chelsea na última temporada, e Zinedine Zidane, que deixou o Real Madrid após conquistar três Ligas dos Campeões em anos consecutivos. O terceiro nome é o de Ryan Giggs, atual selecionador do País de Gales, que marcou uma geração enquanto jogador do Manchester United.

Contudo, há outros nomes em equação, segunda a imprensa britânica. As casas de apostas já começaram a lançar as odds.

AS REAÇÕES

INDEMNIZAÇÃO MILIONÁRIA

O despedimento de José Mourinho pode render uma indemnização milionária ao treinador português, que tinha contrato com o Manchester United até 2019/20, com outra época de opção.

De acordo com a imprensa britânica, o clube de Old Trafford terá de desembolsar 24 milhões de libras (26,7 milhões de euros), caso não tenha chegado a um acordo com o "Special One" para a rescisão do vínculo que ligava ambas as partes.

A VISÃO DA IMPRENSA INTERNACIONAL

A surpresa com o despedimento de José Mourinho foi nota dominante nas reações da imprensa internacional.

RUI VITÓRIA REAGE AO DESPEDIMENTO DE MOURINHO

Rui Vitória teceu um comentário ao despedimento de José Mourinho do Manchester United, anunciado esta terça-feira de manhã. Na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Montalegre, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, o treinador do Benfica elogiou o compatriota.

"Dou-me bem com ele e é o melhor. Não é por sair ou deixar de sair que deixa de ser o melhor", atirou Rui Vitória, taxativo.

OS MILHÕES QUE MOURINHO GASTOU NO MANCHESTER UNITED

Em duas épocas e meia, o ex-treinador do Manchester United gastou 466,1 milhões de euros em compras de jogadores. Alguns deles bem conhecidos em Portugal, como Matic ou Diogo Dalot, uma das contratações mais recentes do "Special One" em Old Trafford. Percorra a galeria e averigue as despesas de José Mourinho ao serviço dos "red devils".

A DESPEDIDA DE MOURINHO

Português foi despedido pelo Manchester United e deixou o hotel Lowry, onde esteve hospedado desde que assumiu o comando técnico dos red devils, com uma mensagem para os jornalistas. Veja o vídeo.

OS QUATRO JOGADORES QUE FICARAM DO LADO DE MOURINHO ATÉ AO FIM

INTERINO E SUCESSOR DE MOURINHO JÁ ESTÃO ESCOLHIDOS, DIZ O THE TIMES

Redação