Basquetebol

Entrada de Sporting na Liga de Basquetebol aprovada pelos clubes

.

Federação ouviu os clubes, que aceitaram a entrada direta e um alargamento a 14, apesar de o Benfica sugerir uma subida por etapas.

O regresso do Sporting à Liga Portuguesa ficou ontem decidido, numa reunião em Fátima entre a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) e os clubes - dos 12, só faltaram CAB Madeira, Terceira e Imortal -, tendo a entrada direta dos leões sido aceite, assim como um alargamento do campeonato para 14 equipas, faltando apenas saber se além dos leões subirá mais uma equipa da ​​​​​​​Proliga ou se manterá mais uma da Liga.

Já a competir, e com resultados animadores, em todos os escalões de formação, o Sporting vai criar uma equipa sénior e solicitou há um mês a entrada direta na Liga Placard. O regulamento permite-o, pois qualquer clube "sem direito desportivo pode candidatar-se ao preenchimento de vagas" e a FPB até tem o privilégio de "escalonar" candidatos, o que lhe permitiria selecionar sempre os leões, mas o organismo decidiu falar com os clubes.

Todos os clubes reconheceram que uma formação de Alvalade será uma mais-valia para a prova, mas Benfica lembrou que as equipas devem passar por todos os patamares se quiserem chegar ao topo e vários dos presentes concordaram. Apesar disso, a entrada foi aceite e com um alargamento a 14 equipas, em moldes a definir.

Tendo oito títulos no seu palmarés, o Sporting está afastado da Liga de basquetebol desde 1994/95, após uma decisão dos sócios em referendo, o que significa que irá regressar 24 anos depois.

Redação