Revista “Kicker” recuperou declarações de André Villas-Boas na Conferência do Conselho da Europa dos Ministros do Desporto
Corpo do artigo
O caso da “fuga” de Cardoso Varela ao FC Porto voltou à ordem do dia com a intervenção de André Villas-Boas na Conferência do Conselho da Europa dos Ministros do Desporto, na terça-feira, e fez a “Kicker” recuperar o assunto. Numa publicação realizada esta quinta-feira, os alemães comparam o percurso que o internacional sub-17 português se preparava para realizar com um jogador que esteve nos planos dos azuis e brancos no último verão: Mika Faye.
Cardoso Varela, como O JOGO noticiou na altura, recusou todas as abordagens do FC Porto para assinar contrato e terá sido persuadido por agentes a rumar ao modesto Dinamo Odranski Obrez. O clube croata seria apenas uma ponte para uma equipa de uma das principais ligas europeias, mas a operação foi travada pelo “Transfer Matching System” da FIFA, após uma queixa apresentada pelos azuis e brancos às autoridades e às instâncias desportivas.
Ora, a revista alemã lembra que no passado expôs “um esquema similar” com Mika Faye, do qual “beneficiou o Kustosija Zagreb”, um clube “próximo à agência de Andy Bara”, um “consultor influente nos Balcãs e em Espanha”. “Coincidência ou não: o Barcelona, para onde Faye tinha sido transferido entretanto pela agência de Bara, também se falou que estava muito interessado no talento de Varela”, escrevem os alemães.
Por agora, o caso continua sem resolução. No entanto, Villas-Boas defende que este “processo nebuloso tem que ter um epílogo que sirva de desincentivo ao crime. “A razão está do nosso lado e esperamos que este caso seja um dos últimos em que jovens jogadores não são protegidos de interesses obscuros”, afirmou o presidente portista na intervenção realizada no certame que terminou hoje.