Saiba mais sobre o icónico troféu do Mundial'2022.
Corpo do artigo
Vencer um Mundial de futebol é o sonho de qualquer seleção. E um torneio desta magnitude tem de ser acompanhado por um troféu da mesma categoria. Pois bem, o troféu que todos os capitães das seleções sonham em levantar foi desenvolvido pelo escultor italiano Silvio Gazzaniga em 1974 e possui 36,8 centímetros de altura e uma base de 13 centímetros de diâmetro. Pesa 6,1 quilogramas. O troféu é constituído por cinco quilos de ouro sólido de 18 quilates e detalhes de malaquite. Na taça estão "desenhadas" as figuras de dois humanos a segurar o planeta Terra.
No entanto, o atual troféu do Mundial nem sempre foi assim. A primeira taça tinha um design diferente e foi projetado pelo escultor francês Abel Lafleur: era feito de prata esterlina revestida de ouro, media 35 centímetros e pesava cerca de 3,8 quilos. Em 1946 começou a ser conhecido como Taça Jules Rimet, em homenagem ao antigo presidente da FIFA e impulsionador do primeiro Mundial da história, em 1930.
Uma curiosidade em relação a este troféu é o facto de ter sido roubado... por duas vezes. Primeiramente, em 1966, em Inglaterra, e, mais tarde, em 1983, no Brasil. Ao contrário do primeiro assalto, em que o troféu reapareceu alguns dias depois, no Brasil nunca mais se soube do seu paradeiro.