
.
AFP
O Mundial"1950 contou com a participação de 13 seleções, divididas em quatro grupos.
O Campeonato do Mundo de 1950 já seria sempre especial, já que foi o primeiro após a conclusão da Segunda Guerra Mundial. No entanto, esta edição também merece atenção acrescida por ter sido a única em que o vencedor não foi definido numa final propriamente dita.
O Mundial"1950 contou com a participação de 13 seleções, divididas em quatro grupos. Até aqui, nada de anormal. Desta fase, saíram vencedores quatro nações: Brasil, Espanha, Suécia e Uruguai, que discutiram o troféu... noutra fase de grupos. Os brasileiros, a jogarem em casa, esmagaram os adversários europeus (7-1 diante da Suécia, 6-1 frente à Espanha), ao passo que os uruguaios tiveram mais dificuldades, empatando 2-2 com os espanhóis e vencendo pela margem mínima os suecos (3-2).
Na terceira e derradeira jornada, as seleções sul-americanas discutiram o título, numa partida batizada de "Maracanazo". A qualidade canarinha superava bastante, em teoria, a uruguaia, que ainda assim conseguiu segurar a igualdade no marcador até ao intervalo. Aos 47 minutos, a muralha "celeste" vacilou, permitindo um golo de Friaça, mas o espírito de sacrifício do Uruguai foi recompensado com dois golos (Juan Schiaffino, aos 66' e Alcides Ghiggia, aos 79') - um verdadeiro balde de água fria no novo Estádio Maracaná - que deixaram um país inteiro com lágrimas no rosto.
