
Dino Zoff é a prova viva do título deste artigo.
Se há alguém que é a prova viva do título deste artigo, é Dino Zoff. Considerado um dos melhores guarda-redes de sempre, o antigo internacional italiano carrega o título de jogador mais velho a levantar um Campeonato do Mundo. Fê-lo em Espanha com 40 anos, quatro meses e 13 dias, numa idade em que a vasta maioria dos jogadores já penduraram as chuteiras, mesmo numa posição que costuma andar de mãos dadas com a longevidade.
Zoff esteve presente em dois Europeus (1968 e 1980) e quatro Mundiais (1970, 1974, 1978 e 1982) mas será certamente o último que guarda um lugar especial na sua memória e na do povo italiano, já que culminou com a terceiro título mundial da história da Squadra Azzurra.
Com a braçadeira de capitão envergada no braço, Zoff foi o titular absoluto da seleção italiana no Mundial"82. Na fase de grupos, a Itália só somou empates e acabou em segundo lugar, atrás da Polónia e à frente dos Camarões e do Peru. Seguiu-se a segunda fase de grupos, em que a equipa transalpina venceu a Argentina (2-1) e o Brasil (3-2), garantindo a passagem às meias-finais, onde deixou para trás a Polónia (2-0), sempre com Zoff entre os postes. Na final, um triunfo por 3-1 sobre
