Mundial de 1938: um penálti batido enquanto os calções caíam...

Reprodução/ FIFA
Giuseppe Meazza é protagonista de uma das histórias mais curiosas que já aconteceram num Mundial de futebol.
Giuseppe Meazza é um nome que para os mais novos - e apaixonados por futebol - não será estranho, mas apenas por dar nome ao estádio do Milan e do Inter, também conhecido por San Siro. Mas este senhor - e os mais antigos já se recordarão - foi também um grande jogador e treinador do futebol italiano.
Considerado um dos melhores do Mundo nos anos 30, o antigo jogador de Inter, Milan, Juventus, Varese e Atalanta tem uma das histórias mais curiosas que já aconteceram num Mundial de futebol.
Situemo-nos: decorria uma das meias-finais do Mundial'1938, em França, entre Itália e Brasil e Giuseppe Meazza assumiu a responsabilidade de assumir um penálti aos 15 minutos da segunda parte, quando o marcador assinalava 1-0 a favor dos transalpinos (golo de Colaussi, aos 51 minutos). Quando corria em direção à bola, os calções do avançado começaram a cair... Mas, conta a história, não só não reduziu a velocidade, como, segurando os calções com a mão direita, conseguiu atirar a contar, aumentando a vantagem dos italianos. O Brasil ainda reduziu aos 87, por intermédio de Romeu, mas a vitória não fugiu à seleção da Itália, que chegou à final e bateu a Hungria, por 4-2.
Mais tarde, Giuseppe Meazza treinou o Inter, a Atalanta, o Besiktas, o Pro Patria e a seleção de Itália.
