Apenas oito estádios para 64 jogos num dos Mundiais mais caros da história

Estádio Ahmad Bin Ali
AFP
Apenas um foi foi remodelado, pelo que sete são totalmente novos, construídos propositadamente para esta competição.
Ao contrário do que tem sido habitual nos últimos Mundiais, em que os jogos são distribuídos por 10, 11 ou 12 estádios, em média, o Catar'2022 oferece apenas oito recintos para receber as 64 partidas do torneio. E destes oito, apenas um foi foi remodelado, pelo que sete são totalmente novos, construídos propositadamente para esta competição. E também por isso, este será um dos Mundiais mais caros da história. Estima-se que o Catar gaste à volta de 200 biliões de euros em infraestruturas (construção de estádios, autoestradas, aeroportos, hóteis, etc...). Os estádios em si tiveram um custo estimado de 6,5 a 10 biliões.
Um dos motivos que também pode contribuir para o facto de serem apenas oito estádios é o facto de ser um país pequeno - os estádios que mais distam entre si (Al Bayt e Al Wakrah) ficam a cerca de 145 quilómetros um do outro.
Outra característica destes recintos, diferente do que é comum, é que todos eles estão equipados com ar condicionado. Isto porque, embora seja inverno naquele país - por isso é que se realiza em novembro e dezembro e não em junho e julho, como é costume -, as temperaturas durante do dia podem ser muito elevadas. Dessa forma, todos os oito estádios têm ar condicionado, tornando mais confortável a experiência aos espectadores, mas também aos jogadores.
