Portal foi lançado esta terça-feira e permite aos sócios fiscalizar os negócios e investimentos. Plataforma com seis secções. Orçamento do clube, subdividido pelas modalidades, será público. Negócios estruturantes à vista e um canal de denúncias. Tudo para prestar “contas aos donos do clube.”
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Está cumprida mais uma promessa eleitoral de André Villas-Boas. O portal da transparência do FC Porto, anunciado pelo agora presidente durante a campanha, foi lançado esta terça-feira e pode ser acedido por qualquer internauta através do site dos dragões. A ideia dos azuis e brancos é pontuar o arranque de uma nova era na relação e comunicação entre clube, associados, investidores e acionistas, disponibilizando um grande volume de informação dividido em seis secções: pessoas e organização, jogadores, contratos e informação financeira, sustentabilidade, infraestruturas e documentos. A estas “pastas” junta-se um canal de denúncias, que poderão ser feitas junto de clube e SAD.
Uma das temáticas que promete despertar mais interesse prende-se com a divulgação de informação relacionada com transferências e renovações de jogadores. Além das verbas (algo que foi detalhado já em todas as transferências do mercado de verão), também estão discriminados no novo portal quais os agentes envolvidos e os valores das comissões. Pela primeira vez, é também divulgado o orçamento do clube, subdividido por modalidades, assim como os 20 principais fornecedores do FC Porto.
Em relação aos contratos, uma das principais novidades prende-se com a divulgação do novo protocolo estabelecido com a claque Super Dragões, ainda que o mesmo esteja igualmente publicado no da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto. Conteúdo essencial sobre negócios estruturantes, como, por exemplo, o da Ithaka, também é facultado através da plataforma, que será atualizada com regularidade. “É a melhor forma de prestar contas aos donos do clube: os associados”, considerou o FC Porto, em julho, quando anunciou, através do site oficial, a intenção de avançar não só com este portal da transparência, mas também com um novo cartão do associado e, ainda, uma plataforma digital que vai facilitar o contacto dos adeptos com o clube - estejam onde estiverem. Aí, será possível realizar todas as operações que até agora só estavam disponíveis fisicamente, na Loja do Associado.
Voltando à “transparência”, além de conteúdo relacionado com estrutura organizacional, quer do clube quer das empresas pertencentes ao Grupo FC Porto, o portal disponibiliza listagens de títulos honoríficos atribuídos em Assembleia Geral, filiais e casas do clube e de sócios com as respetivas categorias atualizadas, assim como documentação útil (estatutos, SAD e, no futuro, os resultados da auditoria que está em curso).
Quanto às denúncias, poderão ser enviadas através de dois endereços de email. Posteriormente, duas comissões de ética - uma do clube, outra da SAD -, vão analisar as mesmas e efetuar um balanço anual.
Este portal é o primeiro do género a ser lançado em Portugal, inserindo-se na política de transparência global que Villas-Boas e a estrutura que lidera pretendem cimentar no FC Porto. Criado de raiz, seguindo modelos internacionais, encontra paralelismos com as plataformas que Real Madrid e Barcelona - clubes de base associativa, como os dragões - têm.