Após ver oferta rejeitada, Sporting não desiste e vai voltar à carga por Zeno Debast
Anderlecht rejeitou oferta de 15 M€, mais bónus, mas o Sporting não desistiu do defesa central belga e vai voltar à carga
Corpo do artigo
Zeno Debast é, como O JOGO adiantou em primeira mão na madrugada de domingo, muito pretendido pelo Sporting e a SAD leonina já avançou com uma primeira proposta para a contratação do jogador do Anderlecht, tendo a mesma sido recusada. Os verdes e brancos sinalizaram o central internacional belga, de 20 anos, como um alvo prioritário tendo em vista as prováveis saídas de Gonçalo Inácio e/ou Diomande e fizeram chegar ao clube de Bruxelas uma oferta de 15 milhões de euros, acrescido de um outro valor em bónus.
Perante a forte possibilidade de perder Gonçalo Inácio e/ou Diomande, a SAD quer precaver o futuro e, como noticiámos, fixou atenções no internacional pela Bélgica. Vai reforçar a proposta em breve
Apesar deste momentâneo revés, o interesse do Sporting não esfriou e é garantido que o clube de Alvalade vai voltar brevemente à carga, naturalmente reformulando a primeira proposta por um valor superior. De resto, como noticiava na segunda-feira o jornal “Le Dernière Heure”, o Anderlecht também está recetivo a manter as negociações abertas.
Debast, refira-se, vai entrar a partir do verão no último ano de contrato e, segundo apurámos, já fez saber ao seu clube que ambiciona dar o salto para outro patamar. Esse é, de resto, o motivo pelo qual o atual líder do campeonato belga nem lhe apresentou uma proposta para renovar, estando disponível para negociar a transferência de um jogador que sabe ter vários interessados. Além do Sporting é cobiçado, entre outros, por Milan, Eintracht Frankfurt, West Ham, PSV e Ajax. Uma concorrência de peso para a SAD liderada por Frederico Varandas mas nada que faça esmorecer o interesse no jogador ou sequer a confiança de que o mesmo pode ser contratado, tal como sucedeu, por exemplo, com Gyokeres no verão passado - também ele com muitos pretendentes.
Internacional em seis ocasiões pela Bélgica, tendo-se estreado pela mão do agora selecionador português Roberto Martínez, Debast está a par do interesse leonino e já demonstrou disponibilidade para mudar-se para os verdes e brancos, que cumprem alguns dos requisitos que o defesa pretende para a sua carreira. O promissor defesa deseja, designadamente jogar numa equipa que dispute a Liga dos Campeões e esse é um objetivo que o Sporting terá garantido desde que conquiste o título, podendo ainda lá chegar se for segundo classificado no campeonato.
Nesta fase, a prioridade da cúpula diretiva e equipa técnica é concentrar todos os esforços no objetivo primordial de ganhar a liga e, posteriormente, a Taça de Portugal. Mas o futuro não deixará de ser preparado, mesmo que ninguém possa nesta altura assegurar que Rúben Amorim vai ser o treinador em 2024/25. Face à concorrência que enfrenta por Debast, os leões não deixarão cair este dossiê, procurando aproveitar a seu favor a vontade do jogador. O defesa, por sua vez, está empenhado em ser campeão no seu país e garantir uma chamada de Domenico Tedesco para ir ao Europeu.