Governo espanhol pede investigação à festa de anos de Yamal: "A lei é para todos"
Jogador do Barcelona fez este fim de semana 18 anos e a celebração foi de arromba
Corpo do artigo
Lamine Yamal, internacional espanhol que pertence ao Barcelona, celebrou no fim de semana a sua maioridade e os excessos da festa têm feito correr muita tinta em Espanha.
Numa celebração de arromba, com muitas estrelas do mundo artístico, houve também atuações de anões. O governo espanhol, através do Ministério de Diretos Sociais, quer investigar a festa de Yamal para averiguar se foi violada a lei sobre a deficiência, que proíbe espetáculos que ridicularizem ou denigram as pessoas com deficiência, neste caso, com nanismo. O ministério antes mencionado ficou preocupado perante estes comportamentos dada a influência de Yamal na juventude, temendo o efeito bola de neve nos mais jovens.
O Diretor-Geral para a Deficiência do Ministério, Jesús Martín, frisou: "Preocupa-nos que pessoas com dinheiro, pessoas com poder, pensem que podem sair impunes. O Ministério De Direitos Sociais não vai ficar de braços cruzados perante estes indícios. A lei é para todos, para os humildes e para os poderosos. Que se abram os inquéritos adequados e, em função das conclusões, que se tomem medidas".
A Associação de Pessoas com Acondroplasia e outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (ADEE), uma entidade da Confederação Espanhola de Pessoas com Deficiência Física e Orgânica (Cocemfe), anunciou também uma ação legal contra Lamine Yamal.