Médio vai reforçar o campeão francês. Renato Sanches faz o percurso inverso
Corpo do artigo
João Neves partiu na manhã desta quinta-feira do Aeroporto de Faro rumo a França, onde irá realizar exames médicos e assinar contrato com o PSG, válido para as próximas cinco temporadas.
O médio ainda treinou ontem no Seixal, mas já não o fará hoje depois de acertadas as condições entre o Benfica e o campeão francês. Como é sabido, os encarnados vão receber 60 milhões de euros fixos e mais 10 por objetivos, sendo uma parte destes fáceis de atingir. Além disso, Renato Sanches regressa por empréstimo à Luz, sem custos de transferência para as águias e com o emblema francês a pagar os salários do internacional português.
As questões financeiras atrasaram ligeiramente o acordo, mas este nunca esteve em causa, pois todos os envolvidos no processos estavam muito interessados na concretização do mesmo. Ou seja, o Benfica pretendia vender, João Neves queria fazer um grande contrato e Renato Sanches quer relançar a carreira no clube onde se formou e onde todos o conhecem.
O jogador de 19 anos vai ganhar um salário de cerca de 5 milhões de euros anuais, dez vezes mais do que auferia ao serviço do Benfica. Recorde-se que João Neves tinha contrato com as águias até 2028 e uma cláusula de rescisão de 120 milhões e euros.
O médio ganhou estatuto na primeira equipa do Benfica no ano do último título, em 2022/23, numa altura em que o conjunto de Roger Schmidt dava claros sinais de fragilidade. Neves foi o golpe de energia que faltava no assalto final ao título.
No total, o jogador realizou 75 jogos de águia ao peito, tendo apontado quatro golos e feito duas assistências.