Internacional brasileiro respondeu de forma positiva à chegada do técnico, que tem gostado das indicações dadas pelo extremo
Corpo do artigo
A chegada de Francesco Farioli ao comando técnico do FC Porto pode ter alterado o futuro de Pepê no clube azul e branco. Se, no final da última época, o extremo brasileiro era apontado como provável fonte de receita nesta janela de transferências, a resposta dada pelo camisola 11 na pré-temporada aponta no sentido contrário.
De acordo com informações recolhidas por O JOGO, o internacional canarinho ganhou novo fôlego sob a orientação do treinador italiano, que, por sua vez, tem ficado muito agradado com os índices apresentados pelo atleta nos treinos. Sinais que ficaram à vista anteontem, na vitória sobre o Twente (2-1). Pepê foi titular no regresso ao Dragão e assinou uma exibição francamente positiva.
Nesse sentido, a saída do ex-Grémio este verão é um cenário que, ao dia de hoje, não entra nas equações de Farioli e da SAD portista. Por outras palavras, o atacante de 28 anos não está no mercado, ao contrário de, por exemplo, Marko Grujic, que termina contrato em junho do próximo ano. Quer isto dizer que, independentemente do número de clubes interessados – o Fenerbahçe tem sido apontado com maior insistência, mas não houve abordagem junto da SAD – será necessário abrir, e bem, os cordões à bolsa para levar o brasileiro embora do Dragão. Apontar à cláusula de rescisão, de 75 milhões de euros, seria irrealista, mas só uma proposta choruda pode levar a cúpula liderada por André Villas-Boas a considerar abrir mão de Pepê, que tem contrato por mais duas épocas. Mais: ao que O JOGO apurou, a renovação desse vínculo pode mesmo estar no horizonte do extremo.
No aspeto desportivo, Farioli acredita que o camisola 11 pode vir a desempenhar um papel importante em 2025/26. O extremo sente-se à vontade a atuar por ambos os flancos e, nesta fase, surge como uma das soluções para a vaga na direita do trio ofensivo. Rodrigo Mora também pode ter aí o local preferencial de encaixe no onze-tipo do FC Porto, mas Pepê foi titular nessa posição no jogo-treino com o Trofense e ante o Twente, no Dragão. Em 2024/25, o polivalente jogador atuou em 45 jogos, fez seis golos e quatro assistências. Deixou, porém, muito a desejar na segunda metade da temporada: a última ação decisiva de Pepê data de dezembro de 2024. Um cenário que o próprio espera mudar rapidamente, entrando na nova campanha com uma nova vida.
Novo vínculo é cenário em estudo
Contratado ao Grémio em 2021, a troco de 15 milhões de euros, Pepê está ligado ao FC Porto até 30 de junho de 2027 e, se essa situação não se alterar, os dragões poderão perder alguma margem negocial no verão do próximo ano, altura em que o internacional brasileiro entra no último ano de ligação. Contudo, a SAD está a estudar a hipótese de avançar com uma proposta de renovação, algo que reforçaria a posição portista perante o mercado de transferências. Caso esse plano avance, a “revitalização” do extremo pode ser fator decisivo.