Desempenho da Nigéria foi elogiado pelo Presidente da República e no Parlamento
Corpo do artigo
A Nigéria de José Peseiro caiu na final da CAN, mas acabou por superar as expectativas que nela estavam depositadas. Quando a prova começou, a 13 de janeiro, na Costa do Marfim, poucos acreditavam que as Super Águias chegassem ao último dia com possibilidades de erguer a taça. E só a brava recuperação da equipa da casa (Costa do Marfim) impediu mesmo a festa do treinador português e de um grupo de jogadores que incluía o portista Zaidu e os boavisteiros Chidozie e Onyemaechi.
Um fator que levou o próprio presidente do país, Bola Tinubu, a agradecer o desempenho da equipa: “Conseguimos uma grande vitória nos corações de África e do mundo, através da nossa coragem, rigor e determinação no campo de jogo.”
Mensagem idêntica foi veiculada pelo Parlamento nigeriano. “As Super Águias, pelo desempenho no torneio, mereceram a vitória, mas perderam por pouco o troféu. No entanto, provaram que a Nigéria continua a ser o gigante de África no desporto e noutros empreendimentos. Durante o torneio, os nigerianos mostraram que somos uma grande nação. Os nigerianos estão orgulhosos de vocês.”
De aprovação foi, portanto, o tom geral em relação ao desempenho na CAN, o que, segundo a Imprensa local, vai levar o ministro da Juventude e do Desporto a propor novo contrato a José Peseiro e restante equipa técnica. A ideia é que seja o português a disputar a fase de apuramento para a próxima CAN, com início já em março.