Xavi após adeus à Taça: "É o início de algo importante, quer eu esteja ou não"
O Barcelona perdeu no prolongamento em casa do Athletic Bilbau e foi eliminado nos quartos de final da Taça do Rei
Corpo do artigo
O Barcelona, com João Félix a ser lançado na segunda parte (entrou aos 78’) e João Cancelo no banco de suplentes, foi eliminado nos quartos de final da Taça do Rei, após derrota por 2-4 em casa do Athletic Bilbau, no prolongamento.
No final da partida, Xavi, treinador dos catalães, começou por elogiar a qualidade do adversário e o esforço da sua equipa.
"Tentámos, competimos muito bem contra uma grande equipa. Eles são um bloco muito forte em casa. Quando o sorteio foi feito, vi que era uma desgraça. Houve muitas fases do jogo em que tivemos o golo da vitória antes do prolongamento. Eles são intensos, agressivos, mas temos de pensar na Liga e na Liga dos Campeões. Podemos estar orgulhosos, tentámos até ao fim", salientou.
"O sentimento é de desilusão, perdemos um título em que tínhamos grandes esperanças. O cenário era complicado. Perdemos no prolongamento e o Athletic mereceu ter passado. Mas também me sinto orgulhoso dos jovens, acima de tudo, estão a ir muito bem. É uma pena. É um jogo de cara ou coroa. O Athletic é agressivo e intenso no seu campo e disse-lhes que estou orgulhoso deles porque jogámos com o coração. Ainda temos a Liga e a Liga dos Campeões”, reforçou.
Lamentando que os erros defensivos e a falhas na finalização tenham voltado a sair caro à equipa, Xavi deixou a garantia de que o Barcelona está a construir um projeto vencedor para o futuro, mas admitiu que poderá não fazer parte do mesmo se não conseguir ganhar títulos esta época.
"Todos os treinadores de grandes equipas dependem de títulos. Mas hoje sinto-me orgulhoso. Lutámos até ao fim, com muitos jovens. Mas estou desiludido com as oportunidades... O plantel é curto e jovem. Há jogadores que estão a evoluir. Penso que isto é o início de algo importante, quer eu esteja ou não”, afiançou, acrescentando: "Se não formos competitivos, é normal que eu saia. Estamos num grande clube. Lutámos e trabalhámos muito. Mas se não se ganha, o treinador é sinalizado".
"Penso que existe um projeto muito bom, uma geração no clube. Marc Guiui, Lamine Yamal, Fermín, Héctor Fort, Cubarsí... hoje é o início de algo que pode ser importante. Mas é preciso ganhar, no Barça é preciso ganhar. Perdi muitos títulos e voltámos a tentar", concluiu.
Para além do Athletic Bilbau, também a Real Sociedad e o Maiorca garantiram um lugar nas meias-finais da Taça do Rei. Falta apenas saber quem, entre o Atlético de Madrid e o Sevilha (jogam às 20h00), irá completar o quadro.