SAD procura central para colmatar a baixa de Marcano. Colombiano da Fiorentina alvo de conversas preliminares. Soyuncu convenceu o Atlético de Madrid a deixá-lo regressar à Turquia e o FC Porto já procura alternativas. Maior trunfo de Mina é a experiência, condição que Conceição considera essencial.
Corpo do artigo
Soyuncu está com um pé e meio no Fenerbahçe, conforme era seu desejo, e o FC Porto já olha para alternativas para reforçar o eixo defensivo ainda neste mercado de inverno. Com pouco mais de uma semana para resolver a questão, a SAD azul e branca está a jogar em vários tabuleiros e, sabe O JOGO, um dos nomes em equação é Yerry Mina, gigante colombiano (1,95 metros) de 29 anos que atua na Fiorentina. De acordo com o que nos foi possível apurar, já existiram conversas preliminares entre os clubes, havendo disponibilidade do clube italiano para libertar o jogador, que só tem contrato até final da temporada, ainda que exista uma opção de renovação automática por mais um ano.
Mina mudou-se para Florença no último verão, mas só assinou por uma temporada, não se tendo adaptado ao futebol italiano, ao ponto de chegar a esta fase com apenas sete jogos realizados, num total de 186 minutos em campo. A saída é o cenário que mais agrada ao colombiano, que também tem sido associado ao Flamengo e ao Besiktas, sabendo que no FC Porto não só estaria a lutar por títulos como teria a oportunidade de jogar a Liga dos Campeões.
O colombiano, sublinhe-se, cumpre com o principal requisito de Sérgio Conceição para o reforço do eixo defensivo: a experiência. Com 29 anos, o central, que pode jogar nos dois lados do eixo, tem no currículo dois anos de Palmeiras, um no Barcelona, onde não foi muito feliz (fez apenas seis jogos), mais cinco de Premier League, ao serviço do Everton, que pagou 30 milhões de euros pelo seu passe. No último verão terminou contrato e saiu a custo zero para a Fiorentina. Isto além de ser internacional A pelos cafeteros. Tem 352 jogos com sénior com 31 golos marcados, o que é um bom registo para um central.
Em entrevista a O JOGO, o administrador da SAD Vítor Baía admitiu a entrada de pelo menos um jogador neste mercado, mas sem “entrar em loucuras”, por não ser “momento para isso”. Sem capacidade financeira para contratar “trutas”, o FC Porto, como Conceição já disse, tem “de ser inteligente e criativo” e, nesse sentido, Yerry Mina é visto como uma excelente oportunidade de mercado. Os próximos dias serão decisivos para o desenrolar deste dossier.
De resto, Lilian Brassier, do Brest e Gabriel Pereira, do Gil Vicente, também estão referenciados, numa altura em que Soyuncu parece estar de malas feitas para regressar à Turquia, como era seu desejo. Além disso, o Fernerbahçe aceita receber o defesa por empréstimo sem opção de compra, ao contrário do que FC Porto que pretendia ficar com a possibilidade de adquirir o passe no verão.
David Carmo esperado em Atenas
Depois do impasse dos últimos dias, a saída de David Carmo estará por horas, garantem na Grécia. O jogador é esperado em Atenas nos próximos dias para realizar exames médicos e assinar contrato até final da época com o Olympiacos, por empréstimo. Ontem, o central ficou de fora do encontro da equipa B portista (0-0 em Tondela), num claro sinal de que a transferência está iminente. O Olympiacos paga 400 mil euros de taxa de empréstimo e fica com uma opção de compra do passe por cerca de 15 M€.
Ontem, curiosamente, surgiram notícias em França a dizer que o Lyon ainda não desistiu de Carmo.