Pinto da Costa: "Sócios de elite somos todos. Não apenas os que nasceram no Castelo do Queijo ou da marmelada"

Pinto da Costa (créditos: Carlos Alberto / Global Imagens )
Declarações de Pinto da Costa na Casa do FC Porto em Caldas da Rainha, este sábado
Sócios de elite: "Há dias, disse que no FC Porto existe uma categoria especial: os sócios de elite. Somos todos. Não são apenas aqueles que nasceram em palácios ou no castelo do queijo ou da marmelada... Não. Os nossos sócios e dragões de referência são o povo que tem um coração de dragão. É um enorme prazer estar aqui convosco. Foi um dia que me obrigou a alterar o que estava previsto, por termos perdido o grande amigo Artur Jorge. Mas senti que sendo minha obrigação e uma homenagem que não podia faltar ao adeus ao Artur Jorge, senti que havia o senhor Alípio Jorge que não podia vir, senti que havia um sentimento de pena por não poder estar presente. Só a boa vontade e o desejo do senhor João Sousa e de todos os portistas desta região tornaram possível mudar de um dia para o outro um almoço para um jantar e as cerimónias passarem das 11h para as 18h."
Couraça da indiferença: "Agradeço muito, porque ao fim de 42 anos, o que me tornou presidente com o slogan de devolver o clube aos sócios e de que era o representante do povo, eu sinto que essa obrigação, porque foi durante 42 anos o povo anónimo das Caldas, de Setúbal, Lisboa e das casas aqui presentes que me tornaram mais apaixonado por este clube. É correspondendo à vossa paixão que continuarei enquanto quiserem e puder a lutar pelo FC Porto. E quando se diz que lutamos contra tudo e contra todos, não é um slogan, é uma realidade. Uma das razões que me dá força para além do vosso apoio e que sinto em todas as casas para onde me desloco, é ser diariamente bombardeado por alguns comentadores das televisões que me querem ver fora daqui. É a melhor medalha que recebo todos os dias, a hostilidade dos órgãos de comunicação da capital, com exceções. Mas os outros, que por falta de assunto tentam atingir-me, ofender-me, eu devo dizer-lhes daqui que são balas que resvalam na couraça da minha indiferença. É a única coisa que merecem. Se sentimos que estão contra nós, é porque lhes causamos alguma mossa"
Ataques são medalhas: "Por isso, quero dizer-vos que até ao meu último dia, defenderei o FC Porto intransigentemente. Tenho uma equipa que me acompanha e hoje está presente, que ama o FC Porto como eu. Apaga-se em momentos como este, mas está sempre ao meu lado para servir o FC Porto. Os ataques são medalhas. Se acham que me assustam, não tenho medo. Vou garantir que o FC Porto será orgulho de todos. Garanto que enquanto estiver no FC Porto, ninguém vai intrometer-se no clube para procurar vendê-lo em parte e incluir também as ações que possua. O FC Porto, a SAD do FC Porto, será sempre do FC Porto. Sempre nossa, teremos a maioria. Quando o FC Porto criou por obrigação a SAD, tínhamos apenas 40% do seu capital. Hoje, temos uma maioria estável de 74,5%, creio. Isso, comigo, manter-se-á sempre. E aqueles que anseiam entrar aqui para facilitar negócios de televisão, que estiveram muito tempo a explorar o FC Porto, não terão guarida. O FC Porto será sempre nosso, vosso e de todos os que amam o FC Porto."

