FC Porto já iniciou negociações para renovar contrato de mais um jovem dos "bês"

Reprodução/ Instagram Gil Martins
Extensão dos vínculos dos jogadores em idade sub-21 que já atuaram pela equipa principal e pelos “bês” deixa a estrutura portista tranquila relativamente ao futuro. Próximas semanas devem trazer novidades
Um dia após segurar André Oliveira com um contrato de longa duração, válido até 30 de junho de 2030, a SAD do FC Porto aplicou a mesma fórmula a Luís Gomes e anunciou a renovação do jovem defesa-central por mais cinco anos. Internacional sub-20 por Portugal, o jogador, de 19 anos, passou a estar blindado por uma cláusula de 15 milhões de euros, que, à semelhança do que sucede com outros jovens talentos nos quadros dos azuis e brancos – com Rodrigo Mora à cabeça –, pode subir para outros patamares mediante o cumprimento de objetivos. “Sonhei com isto durante muito tempo. Sou portista e já jogo aqui há 10 anos. Sinto que este dia marca o início de algo novo. O meu principal objetivo para o futuro é jogar no Estádio do Dragão”, afirmou o defesa, em declarações aos meios portistas.
Oficializadas em dias consecutivos, as prorrogações dos contratos de André Oliveira e Luís Gomes, duas apostas de futuro dos dragões, surgem como corolário da aposta da estrutura do futebol portista na formação e as próximas semanas trarão novidades. Além da anunciada intenção de “blindar” Rodrigo Mora, O JOGO apurou que a SAD liderada por André Villas-Boas já abriu negociações com vista à renovação de Gil Martins, médio-ofensivo de 18 anos que, em 2024/25, leva 16 jogos pelo FC Porto B.
Certo é que o futuro parece estar assegurado. O JOGO fez um levantamento dos atletas em idade sub-21 “made in Olival” que já se estrearam pelas equipas profissionais dos dragões (ver quadro) e, olhando aos contratos cuja duração é conhecida, o panorama é claro: o FC Porto tem feito por salvaguardar a posição da SAD relativamente a eventuais abordagens às pérolas saídas da formação e, ao mesmo tempo, cimenta a confiança manifestada na progressão da prata da casa. E as oportunidades surgem desde cedo: Bernardo Lima, por exemplo, estreou-se pela equipa B com apenas 16 anos, em março.

