FC Porto vence Benfica no clássico de andebol. Recorde o jogo no Dragão Arena
FC Porto recebeu o Benfica, que segunda-feira defronta o Sporting na Luz, decidindo-se muito da primeira fase do campeonato
Corpo do artigo
O FC Porto venceu o Benfica, por 35-29, no Dragão Arena, ao cimentar uma vantagem inicial de seis golos para levar de vencido o rival pela segunda vez no campeonato português de andebol, em encontro atrasado da 13.ª ronda.
Com este resultado, os dragões reduzem a desvantagem em relação ao líder Sporting, somando 40 pontos, menos dois que os leões, enquanto as águias levam 36 e defrontam o rival de Lisboa já na próxima partida.
Do lado dos azuis e brancos, Pedro Valdés, Victor Iturriza, Daymaro Salina e Fábio Magalhães foram os melhores marcadores, todos com cinco tentos, enquanto Fábio Silva foi o principal goleador dos ‘encarnados’ e do encontro, com seis, e Ander Izquierdo assinou cinco.
A entrada veemente do FC Porto coincidiu com vários lapsos nas posses do Benfica, o que resultou num parcial de 6-0 logo a abrir, com o treinador benfiquista, Jota González, a pedir prontamente desconto de tempo.
A partir daí, os forasteiros implementaram um sete para seis ofensivo que rapidamente colheu frutos e atenuou um pouco o ímpeto inicial do FC Porto, reduzindo o marcador rapidamente para um 7-5.
O jogo tornou-se bastante mais equilibrado durante o resto da primeira metade, com pequenas oscilações na vantagem dos dragões, que nunca deixaram de estar na frente, ainda que ao intervalo o desnível fosse de apenas um golo (16-15).
Na segunda parte, os dragões foram, de forma consistente, superiores, conseguindo manter-se na frente, após um melhor regresso dos balneários, e o jogo acabaria num sentenciador 35-29, que ditou a terceira derrota das ‘águias’ no campeonato.
Este foi o terceiro embate entre os dois emblemas na atual temporada, depois de o Benfica a ter vencido ainda na meia-final da Supertaça (34–31) e, posteriormente, o FC Porto ter levado a melhor na segunda jornada do campeonato (27-24).
Jogo no Dragão Arena, no Porto.
FC Porto - Benfica, 35-29.
Ao intervalo: 16-15.
Sob arbitragem de André Gameiro e Renato Marques, as equipas alinharam e marcaram:
- FC Porto: Diogo Rêma, Pedro Valdés (5), Rui Silva (4), Leonel Fernandes (1), Mamadou Diocou (1), Fábio Magalhães (5) e Victor Iturriza (5). Jogaram ainda Sebastian Abrahamsson, Daymaro Salina (5), Thorsteinn Gunnarson (1), Miguel Oliveira (1), Diogo Oliveira, Pedro Oliveira (2), Pedro Salvador (3) e Ricardo Brandão (2).
Treinador: Magnus Andersen.
- Benfica: Gustavo Capdeville, Miguel Sánchez-Migallón (2), Christopher Hedberg (1), Gabriel Cavalcanti (1), Stiven Valencia (4), Belone Moreira (2) e Fábio Silva (6). Jogaram ainda Kristófs Palasics, Aldo Pagliotta (1), Ole Rahmel (3), Ander Izquierdo (5), Rui Baptista (1), Filip Taleski, Demis Grigoras (1), Egon Hanusz (2) e Guilherme Cabral.
Treinador: Jota González.
Jogo em atraso da 13.ª Jornada do Campeonato Placard de andebol. Os dragões bateram o Benfica 35-29.
Benfica entrou no jogo (7-5) e Magnus Andersson pede time-out. Egon Hanusz comanda a recuperação encarnada.
Dragão Arena ao rubro, FC Porto está a vencer 33-27.
Dragões lideram por 30-25 ao minuto 52.
26-23 no marcador.
FC Porto lidera por 25-21.
Ambiente quente nas bancadas e o FC Porto na frente: 23-19.
FC Porto-Benfica, 19-17.
Benfica passa a atacar em 7x6.
FC Porto voltou a entrar bem (2-0) e até já falhou dos sete metros.
Três golos de diferença: FC Porto na frente por 18-15.
Recomeça o jogo no Dragão Arena.
FC Porto vai para o descanso a vencer por 16-15, após grande entrada em jogo (6-0, 7-2). É, igualmente, uma bela recuperação do Benfica.
Águias reduzem para 15-13 ao minuto 28.
Depois das primeiras exclusões, FC Porto ganha por 15-10.
FC Porto a vencer por 12-9.
FC Porto na frente por 11-8.
Quatro golos de diferença: 9-5.
FC Porto lidera por 7-3. Benfica assentou um pouco e travou ímpeto dos dragões.
Benfica aponta o primeiro golo no jogo.
Águias tentam acertar detalhes após uma entrada desastrosa. Excelente Rêma na baliza dos dragões e um FC Porto impecável no ataque.
Já se joga no Dragão Arena.
Entrada alucinante dos dragões em jogo.
“Temos uma boa série de resultados - tirando a derrota em Limoges - e penso que este vai ser um jogo completamente diferente dos anteriores”, afirmou Jota González, treinador do Benfica.
Na próxima segunda-feira será o Benfica a jogar em casa, com o invicto Sporting, sabendo ser quem arrisca mais nesta fase. Se o FC Porto só perdeu um encontro (com os leões), as águias têm duas derrotas e podem ver os dois primeiros a fugir de vez nesta fase.
No Dragão, o pivô Daymaro Salina admite que esta partida será diferente da da primeira volta. “O primeiro duelo no campeonato foi logo no início e tem de haver diferenças, porque passaram muitos jogos. Vão estar mais bem preparados”, avisou o internacional português de 37 anos, sabendo que o rival está mais forte: “O Benfica é um dos três candidatos ao título. Tem feito um bom campeonato, só tem derrotas contra nós e o Sporting, nas competições europeias tem estado bem, por isso esperamos um adversário forte e bem preparado.”
A primeira fase do Campeonato Placard só termina a 1 de março do próximo ano, mas entre hoje e a próxima segunda-feira vão definir-se melhor os três primeiros lugares, com confrontos entre os três clubes que têm dominado. Esta noite o FC Porto recebe o Benfica (20h30, Porto Canal), a abrir a próxima semana os encarnados recebem o líder Sporting (20h00, BTV). O ritmo que todos têm evoluído nas competições europeias dá alguma imprevisibilidade aos clássicos.
O Benfica não ganha na casa dos portistas desde maio de 2019 - 31-34 na última jornada do campeonato, já a equipa de Magnus Andersson tinha festejado o título - e perdeu em casa o confronto da primeira volta (24-27), o que dá favoritismo aos azuis e brancos, mas a equipa encarnada saiu melhor da primeira fase de grupos da Liga Europeia (apurada com apenas uma derrota) e não tem a lista de lesionados dos dragões.