Recinto vai apresentar cara lavada, mas as mudanças são muito mais do que estéticas e O JOGO detalha-as
Corpo do artigo
Novas formas de acesso ao estádio
Basicamente, os sócios portistas passam a ter três formas de acesso ao interior do Dragão em dias de jogo: duas virtuais e uma física. Esta última passa por continuar a utilizar o cartão de sócio tradicional, mas o clube pretende implementar de forma generalizada a entrada através dos cartões digitais. E, neste caso, há dois: o de sócio e o de “cartão de acessos”, que, no fundo, não passa de um bilhete como os que são usados, por exemplo, para concertos, em que o adepto aproxima o telemóvel, o código é lido e o acesso facultado. Este cartão de acessos é permanente e único ao longo da época, sendo atualizado automaticamente jogo a jogo, ou sempre que houver alguma alteração nos ingressos comprados ou nos acessos ao recinto. Esse cartão virtual é descarregado na área pessoal do portal de bilhetes criado pelo FC Porto. Convém referir que, além dos sócios, também os restantes adeptos têm de criar um registo pessoal no portal para poderem comprar bilhetes de público. A única exceção será nas entradas para a zona dos visitantes, em que cabe a cada clube adversário a venda dos bilhetes facultados pelo FC Porto.
Voltando aos acessos, os detentores de Lugar Anual e os restantes associados podem, então, aceder ao Dragão com o cartão físico ou digital, ou com o tal novo cartão de acessos, que se pode ver ao lado. Para os adeptos que não sejam sócios, é obrigatório o uso do cartão de acessos virtual..
Mercado secundário controlado pelo clube
Apesar da introdução das novas formas de acesso ao estádio, as regras de transmissibilidade mantêm-se as mesmas dos anos anteriores (menor para menor, adulto para adulto). Ou seja, continua a ser possível um sócio emprestar o seu cartão, físico ou virtual, a um familiar ou amigo. Continuará a haver portas específicas para a entrada de menores. A novidade é o início de um mercado secundário de venda de bilhetes controlado pelo FC Porto. Com o Twente ainda não estará operacional, arrancando com o Atlético de Madrid.. No fundo, um sócio com lugar anual pode libertar a sua cadeira num determinado jogo a que não possa assistir, para ser revendido pelo FC Porto. Se isso acontecer, o sócio receberá uma parte, ainda a determinar, em crédito na sua conta-corrente, que depois poderá usar para pagar quotas, comprar bilhetes ou comprar comida e bebida nos bares
Canal de suporte dissipa as dúvidas
Para ajudar em todo o processo de aquisição de lugares anuais e dissipar as dúvidas sobre a forma como será feito o acesso ao interior do estádio a partir do jogo com o Twente, o FC Porto criou um canal de suporte no WhatsApp, que tem sido um sucesso, com mais de 50 mil acessos. Dessa forma, os contactos telefónicos com o “call center” do FC Porto baixaram imenso, visto que a maioria das respostas são encontradas no canal oficial do clube.
Bancada nascente com espaço “premium”
Uma das novidades que a “Legends” implementou é a zona “premium” na bancada nascente. Para já, o preço do lugar anual nesse setor mantém-se, mas para o ano sofrerá um ajuste em função dos melhoramentos e serviços disponíveis. A aposta neste conceito levou à colocação de novas cadeiras, mais confortáveis, numa zona que estará fisicamente separada das restantes. No futuro, terá um bar exclusivo, mas que, durante esta época, ainda estará disponível para os restantes adeptos que ocupem aquela bancada. Esse bar foi totalmente reformulado com um conceito “lounge”. Será, no fundo, um primeiro nível de hospitalidade, mas, em vez de ser para empresas, está dirigido aos sócios.
Alguns azulejos dos “fundadores” recolocados
As obras efetuadas no interior do Estádio do Dragão, nomeadamente na zona junto à bancada central nascente, obrigaram à retirada de alguns dos azulejos que contêm os nomes dos sócios que adquiriram bilhete para a inauguração do estádio em novembro de 2003. Foi apenas uma pequena percentagem, que será recolocada noutra zona do recinto, com a garantia do clube de que nenhum será perdido.
Mais oferta e menos filas nos bares
À boleia da “Legends”, os bares de todo o estádio vão ser requalificados, com uma aposta na digitalização, aumento da oferta de serviços e da qualidade dos produtos. Todos os bares terão um responsável e cinco terminais de pagamento: quatro unicamente para cartões, sendo que o outro também aceitará dinheiro. Isto no sentido de diminuir as filas de espera, só possível com o melhoramento da infraestrutura da rede de Internet. Haverá ainda cinco grandes monitores a comunicar os produtos disponíveis. Para 2026/27 ficarão as mudanças a nível de imagem e estética.
Conta-corrente para ser usada
Ainda não é possível, mas muito em breve os sócios portistas poderão passar a pagar produtos adquiridos nos bares do estádio com o saldo que possam ter na sua conta-corrente. Será, ainda, possível comprar bilhetes para os jogos fora e no Dragão com esse crédito, que pode surgir, por exemplo, da libertação do lugar anual para um determinado jogo que depois seja vendido pelo clube.
Novos copos reutilizáveis
Novidades também no que diz respeito aos copos usados para os adeptos beberem no Dragão. Será estendida a utilização de copos reutilizáveis a todo o estádio, incluindo a Superior Sul e a zona dos visitantes. Nota importante: devido à mudança de operador e de ilustração, não será possível entrar no estádio com os copos da época passada. Como habitual, o novo copo terá uma caução de um euro, havendo uma novidade: o copo será trocado por um limpo quando o sócio ou adepto for ao bar para o reencher. No fim dos jogos, haverá sempre um bar aberto por bancada para a devolução da caução. Quem quiser poderá levar o copo para casa e trazê-lo, se for um dos novos, nos jogos seguintes.