Declarações de Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, em conferência de Imprensa de antevisão ao clássico com o Benfica, agendado para as 20h30 de domingo, no Estádio do Dragão, a contar para a 24.ª jornada da Liga Betclic
Corpo do artigo
O que espera deste Benfica? "Jogos têm todos histórias diferentes e não acredito que uma coisa tenha a ver com outra. É um jogo importante para nos. Temos 11 jogos para fazer e sabemos da importância a medida que o campeonato vai caminhado para o final. É natural que os jogos ganhem o seu peso, ainda mais sendo um rival que está à nossa frente. Temos de preparar bem para dar resposta positiva. Amanhã ainda haverá treino matinal para irmos para o campo ganhar o jogo."
FC Porto já perdeu muitos pontos: "Tudo ou nada? Em Barcelos não conseguimos ganhar e as coisas ficaram mais difíceis ainda. Não há jogos de tudo ou nada. O próximo jogo é com o Benfica, detentor do titulo nacional e não é com essa diferença pontual que vamos preparar o jogo, mas olhando para o adversário e disputar da melhor forma. Vai ser necessário um FC Porto no seu melhor, forte, competente, a perceber o que fazer no jogo. Não vamos pensar em mais nada, porque não vale a pena. O que passou, dissecando ao máximo o que fomos fazendo em cada jogo, não pensar nessa diferença ou naquilo que pode apresentar este jogo para as contas finais."
Benfica resolve com individualidades? Anular certos jogadores pode ser meio caminho andado para o FC Porto? "Dentro da dinâmica ofensiva das equipas há sempre jogadores que se destacam, pelas características que têm, uns de uma forma, outros de outra, como foi noutros jogos. Em Barcelos, por exemplo, a equipa do Gil Vicente tinha jogadores com os quais nós tínhamos uma com preocupação diferente. É absolutamente normal. Faz parte. Agora, que Rafa e Di María são dois excelentes jogadores, muito experientes e com uma qualidade acima da média, isso sem dúvida nenhuma. Mas o Benfica tem outros, acho que vale pelo seu todo.É verdade que temos a tendência de olhar para o jogador que faz diferença, mas... O Benfica perdeu o primeiro jogo no Bessa e não perdeu mais fora. O Benfica, e não estou a dar moral de barato, com maior ou menor diculdade tem feito o seu trajeto, a sua caminhada. Desde novembro, tirando o jogo agora com o Sporting e a meia-final da Taça da Liga, que perdeu nos penáltis, não perde há quatro meses. Não é sõ a questão de ter uma ou outra individualidade que depois no processo ofensivo resolve as coisas. É a defesa menos batida, nós em segundo. Isso por si só diz que há trabalho coletivo. Não embarco muito nisso, temos de olhar para o Benfica no seu todo. Dentro disso, há jogadores que se destacam em diferentes fases de jogo."