Os destaques dos jogos da sexta ronda da Liga dos Campeões realizados esta terça-feira
Corpo do artigo
O Real Madrid, detentor da Liga dos Campeões, e o PSG, com dois golos portugueses, relançaram-se na fase de liga da competição, mas ambos ainda na zona de perigo, a meio da sexta jornada.
Com uma vitória por 3-2 em casa da Atalanta, o madrilenos parecem encarreirar para o play-off de acesso aos oitavos de final, o mesmo sucedendo aos parisienses, que bateram o Salzburgo por 3-0, com Gonçalo Ramos e Nuno Mendes a entrarem na contabilidade.
Após os jogos de hoje da sexta jornada, o Liverpool mantém-se como única formação 100% vitoriosa e segue na frente sem quebrar, com o sexto sucesso, agora sobre o Girona, por 1-0, e quase que já garantiu que será um dos oito primeiros, enquanto o Sporting, que perdeu em Bruges, por 2-1, ainda terá de fazer contas para saber se vai ao play-off reservado aos clubes entre o nono e 24.º lugares.
Vindo de uma derrota ante o Liverpool, por 2-0, e em crítico 24.º lugar, o campeão redimiu-se em grande e passou com distinção em Bérgamo, cidade da Atalanta, vencedora da Liga Europa e líder da Liga italiana de futebol.
Bayer Leverkusen e Inter empataram (1-1) e apontam bem ao top-8 desta fase, tal como o Brest, vencedor por 1-0 na receção ao PSV, e o Aston Villa, que superou o Leipzig por 2-1.
Atrás dos 18 pontos do Liverpool, segue, com 13 pontos, o quarteto composto por Aston Villa, Inter, Leverkusen e Brest. Se tivesse vencido, o Sporting também estaria nesse patamar.
Em recuperação, finalmente, os merengues saltam do 24.º para 18.º, com nove pontos, ainda com forte pressão para as duas últimas jornadas e com apenas mais dois que o novo 24.º, que é o PSG.
Com a exceção clara do Liverpool, tudo está ainda muito fluido, quando faltam metade dos jogos desta sexta jornada, na quarta-feira, entre os quais o Benfica-Bolonha, e mais duas rondas completas.
O Sporting tentava regressar às vitórias, na visita ao Club Brugge, quando é cada vez mais estreita a margem para o treinador, João Pereira, que contabiliza por derrotas os quatro últimos jogos que disputou no comando dos campeões nacionais.
Frente ao Arsenal (5-1), na Champions, com o Santa Clara (1-0) e o Moreirense (2-1), ambos na I Liga, e agora em Bruges, são derrotas que já começam a ter dimensão de série negra na fase pós-Ruben Amorim.
Os belgas foram decididamente mais afortunados e ganharam com golos de Eduardo Quaresma (autogolo aos 24 minutos) e Nielsen (83'), após liderança madrugadora de Geny Catamo (3').
No estádio Gewiss de Bérgamo, Kylian Mbappé apontou o 50.º golo na Champions, contribuindo aos 10 minutos para as contas merengues, em que também entraram Vinícius Júnior (56') e Bellingham (59').
Em jogo frenético, a Atalanta respondeu com os golos de De Ketelalere (45'+2', de grande penalidade) e Lookman (65').
A caminhada imperial do Liverpool, tão impressionante na Inglaterra como na Europa, fez-se hoje em Girona com o golo do egípcio Mohamed Salah, aos 63 minutos, de penálti.
Em Salzburgo, o PSG jogou com um quarteto luso - João Neves, Vitinha, Nuno Mendes e Gonçalo Ramos, com estes dois a faturar. Gonçalo Ramos abriu o marcador, aos 30', Nuno Mendes elevou para 2-0, aos 72', e Doué fechou, aos 85'.
Também esta terça-feira, o Bayern Munique goleou por 5-1 em Gelsenkirchen o Shahktar Donetsk, com Raphael Guerreiro a titular, e Dínamo Zagreb e Celtic empataram, sem golos.