
(créditos: Mário Vasa/Global Imagens)
Sporting celebra em casa a conquista do 20º titulo de campeão nacional
“Estou muito feliz, mais um titulo no Sporting, dar continuidade. Agora temos Taça e vamos dar tudo para ganhar. Feliz, o mais importante é ajudar a equipa no que me compete, fazendo golos e assistências fico feliz, é o que procuro sempre. Hoje é o último dia para desfrutar, segunda-feira temos a Câmara para estar com os adeptos, depois é preparar o jogo contra uma equipa muito forte e acabar a época em beleza. Neto e Adán foram duas peças muito importantes nestas quatro épocas, muito importantes, capitães, com muita maturidade, experiência, vamos sentir muita falta. Neto é como um irmão para mim, tenho um carinho muito especial. Sei que não se vai desligar do futebol, espero que não acabe a carreira. Foram peças fundamentais.”
"O título sabe bem. É para isto que trabalhamos. Agora é aproveitar, que para a semana temos a Taça e temos de aproveitar o momento. É um bocado diferente viver isto no banco de suplentes. Sentimos a tensão. Mas trabalhamos todos para o mesmo, os adeptos estiveram cá todo o ano, e agora é aproveitar. Rúben Amorim? É mesmo muito fácil trabalhar com ele. Deve ser difícil encontrar um treinador tão fácil com quem trabalhar. Porque é um grande amigo e uma pessoa muito próxima. Somos muito chegados já desde que nos conhecemos. As coisas acabam por desenvolver-se muito rapidamente e já nos conhecemos bem. Ele é diferente, porque, em termos humanos, os treinadores tentam ser mais duros, e o Rúben não é bem assim. É uma pessoa de bom trato, dá-se bem connosco, o nosso dia a dia é muito alegre, as dinâmicas são muito boas e fazemos o nosso trabalho na mesma. Vivemos em família e passamos a maior parte dos dias na galhofa. Se alguém filmasse aquele escritório, ninguém acreditava. Há coisas que não dá para explicar. Onde o homem estiver, eu estou. Cá estaremos no Sporting."
Tempo agora para uma pequena apresentação do emblema leonino.
O avançado sueco correu com o troféu de campeão e levou-o até perto dos adeptos, que foram à loucura. Ainda não parou.
"Sentimento incrível. Ganhámos o campeonato há duas semanas, mas é bom finalmente levantar o troféu aqui, é uma grande sensação. Fantástico ser parte da equipa, é incrível ter sido importante para ganhar o título, com muitos golos e assistências, tem sido um grande ano para mim e para a equipa. Agora é tempo de aproveitar este momento e daqui a umas horas, a partir de amanhã vamos concentrar-nos na Taça de Portugal. Futuro? Sei que tenho treino amanhã e isso é garantido, no futebol nunca sabemos o amanhã, estou muito feliz aqui e qualquer coisa pode acontecer daqui para a frente. Significado do festejo? Digo em breve, não hoje."
"É um momento muito importante para todos vencer este campeonato. Merecemos vencer, porque trabalhámos muito e estamos contentes com a conquista. É um momento especial, é como um sonho concretizado. Estou apenas a desfrutar. Agora vamos festejar um pouco e depois pensar na Taça."
"É incrível e um orgulho estar hoje aqui, ganhar o primeiro título da carreira. É muito importante, porque sempre sonhei com isto. Nunca pensei que pudesse ser campeão nacional no primeiro ano no Sporting. Estou muito feliz. Sempre disse que estava muito feliz no Valladolid e estive bem lá. Depois, escolhi o Sporting porque é uma grande oportunidade. Este primeiro ano foi difícil pela lesão, tive de recuperar durante muito tempo e a equipa estava muito bem. Faz parte do futebol. Foi uma grande lição, estou muito feliz e vamos já pensar no próximo ano. Pedro Porro? É óbvio que quero chegar ao nível [dele]. Haverá sempre comparações, mas não me posso comparar com Porro. Fez três grandes épocas e tem um legado muito grande. Ainda falta tempo para mostrar isso e vamos por mais."
“A que sabe o título? Sabe a muito, para mim e para todos nós. Estamos num momento muito feliz de comemoração. É o primeiro título este ano, temos mais um para conquistar. Continuamos aqui focados. Benfica? Foi o momento da época de todos nós. Uma vitória importante, foi um bom momento. Importante, estou muito feliz. Incrível, estou muito orgulhoso, é o trabalho que tenho feito dia a dia.”
"Indescritível. O primeiro título foi muito bom, este ainda melhor, espero conquistar mais. Não tenho palavras. Os empréstimos foram importantes para o meu crescimento, foi importante conhecer outras realidades, ajudou-me a crescer e este ano foi prova disso."
"Obrigado a todos. Foi um ano muito bom para todos no campeonato. Ainda falta um jogo. Obrigado. Encontrámos estabilidade que não se via no clube depois de muito tempo. Depois vieram os títulos para toda a gente. Despedidas de Adán e Neto significam muito. É difícil expressar, ja falei com eles e para todos nós vai ser uma perda grande, vão continuar com a sua vida e desejamos-lhes o melhor."
Momento agora para a entrada da equipa técnica, liderada por Rúben Amorim. Enorme ovação dos adeptos, que pedem que o treinador fique, e abraço apertado ao presidente Frederico Varandas.
"Conseguimos o que queríamos, estamos felizes. Agradecer aos adeptos, fazer deste dia especial e concentrar na Taça. Boa temporada? Deve-se aos meus colegas, ao treinador por confiar sempre em mim, aos adeptos, a toda a gente. Jogar nesta equipa é fácil. Estou muito feliz. Taça? Objetivo é sempre ganhar, temos de preparar e fazer tudo para dar mais uma alegria aos adeptos. Europeu? Agora é concentrar no meu trabalho, a convocatória há-de sair, o que tiver de ser, será."
Pleno de vitórias em casa no campeonato: “Estou feliz, obviamente que o impacto do campeonato já passou, mas era importante vencer todos os jogos em casa. Podíamos ter marcado mais golos e não deu muito para preparar a Taça, houve muitas paragens, mas este dia ia ser sempre assim. São 90 pontos, não sofremos golos e completámos bem este campeonato.”
Despedidas de Adán e Neto: “É difícil, volto a dizer que é a parte mais difícil de ser treinador. É difícil explicar tudo o que nos deram em segundos, mas é relembrar o momento em que chegámos, os momentos difíceis... Tudo o que construímos vai ficar marcado para sempre e será difícil de voltar a ter.”
Neto tem uma grande liderança no balneário, comos será a partir de agora? “Agora terão outros de ter a palavra, todos viram o exemplo do Neto e agora teremos outros a fazer esse papel.”
Depois de muitas dúvidas, vai ficar no clube: “O caminho é esse, não consigo explicar tudo o que se passou. Estamos a preparar a próxima época, agora com um peso diferente que já se nota.”
Final da Taça de Portugal: “Muito importante, tornará esta equipa mais especial na história do Sporting.”
Coates, Adán e Neto levantam o troféu de campeão.
Coates é o último a subir ao relvado. É ele que vai levantar o troféu de campeão.
Seguem-se Gany Catamo, Iván Fresneda, Daniel Bragança, Gonçalo Inácio, Diomande, Hjulmand, João Muniz, Rafael Pontelo, Ricardo Esgaio, Diogo Pinto, Eduardo Quaresma, Koba Koindredi, Miguel Menino e Francisco Silva.
Central despede-se esta noite de Alvalade e volta a ser muito aplaudido. Entra depois de Marcus Edwards, Nuno Santos e Franco Israel.
Depois de Trincão, é a vez de os Paulinhos - avançado e técnico de equipamentos - entrarem no relvado.
Depois de terem recolhido aos balneários, os jogadores começam a subir novamente ao relvado para receberem as medalhas.
Depois de Adán, Matheus Reis, St. Juste, Morita e Pedro Gonçalves, é a vez de Viktor Gyokeres, que recebe uma das maiores ovações da noite.
Jogadores são chamados por ordem numérica, exceto Coates, que ficará para o final.
"Queria dizer que eu vesti a camisola do Sproting, vivi o clube, senti como é especial. O Sporting hoje está estruturado e talhado para continuar a ganhar, faz parte do Sporting ter grandes recursos: jogadores, staff, escritórios da SAD, a Academia e temos o míster. Sei na cultura de Sporting, costuma-se dizer que o Sporting é um clube sem ídolos, mas querto-vos agradecer por me terem feito sentir parte do Sporting. O Sporting não é só o maior de Portugal porque assim o queremos, mas hoje o Sporting ganha de forma incontestável como fizemos este ano."
Substituição: "Senti muito orgulho naquilo que foi feito. Perceber que algo de mim fica aqui no Sporting, a mentalidade que se respira na Academia, num clube que está direcionado para ganhar mais vezes do que é a história. Ficam as boas memórias, os bons e maus momentos, os títulos, mas fui sempre abraçado pelos sportinguistas e isso não tem preço. Foi uma aventura feliz, nunca podia colocar isto nos meus sonhos. Sinto uma enorme satisfação pelo título e por estarmos prontos para tentar trazer mais um para o Sporting."
Despedida: "Sinceramente, acho que quando não jogamos temos dois caminhos: somos melhores pessoas e melhores jogadores quando jogamos. Mas a partir de um certo momento da época podia escolher por dois caminhos: algo mais negativo e não ser uma boa influência para os colegas devido À minha situação, mas optei por dar tudo e viver todos os momentos. Quis ser positivo para os colegas. Estive sempre em contacto com todos, quis ser uma boa influência no treino, acho que fui importante no seio do grupo. Espero que fique o respeito que todos me têm por aquilo que representei aqui."
Futuro? "Ainda não sei. Preciso de tomar decisões familiares e pessoais para conseguir projetar o meu pós-Sporting."
Como se sente: "É uma mistura de sentimentos, mas estou feliz, satisfeito por quatro anos de muito trabalho. Estou agradecimento pelo reconhecimento dos clube e dos adeptos. Sobretudo pelos títulos conseguidos durante este tempo e pelo respeito que todos mostraram sempre. Fico com uma sensação de felicidade."
Despedida: "Foi difícil e é sempre. Foi uma lesão importante e tive uma recaída durante o tempo de recuperação quando parecia que estava tudo a melhorar, voltei a sentir dores e atrasou tudo. Nunca é fácil, não consegui estar nas decisões finais antes de sair. Mas fico feliz pelos colegas, pelo Franco, pelo Diogo e pelo Francisco, estou feliz.
Renovação: “Não há muito para pensar nisso. As lesões nunca são nos momentos certos. Sempre disse que foi muito feliz no Sporting e acaba agora uma etapa, depois começa outra. Acaba uma das mais importantes da minha carreira."
Reconhecimento: "Isso é o mais importante, o respeito dos adeptos, mostraram isso desde que chegamos. Isso é mais importante que os títulos. Mas acabo feliz por aquilo que conseguimos aqui, oxalá que no dia 26 consigamos nova Taça e conquisto assim todos os possíveis pelo Sporting."
"Em primeiro lugar, parabéns a todos pelo título, também é vosso. Obrigado a todos. Em segundo, uma palavra de agradecimento a todos vocês por estes quatro anos, em que eu e sobretudo a minha família fomos muito felizes aqui. Foram quatro anos de êxito, muitos títulos, grandes momentos e espero que daqui para a frente continuem assim, que não deixem cair este clube e a sua história e que continuem com um futuro cheio de títulos. Dia 26 temos uma prova importante e espero poder despedir-me deste clube como cheguei, ganhando todos os títulos no Sporting."
Filho de Adán pega no microfone para cantar "campeões, campeões" juntamente com o público em Alvalade.
Antonio Adán e Luís Neto, que vão deixar o Sporting, veem os melhores momentos nos ecrãs de Alvalade e recebem homenagem de Frederico Varandas.
O campeão Sporting concluiu hoje a I Liga de futebol 2023/24 com um pleno de triunfos em casa, ao vencer por 3-0 o despromovido Desportivo de Chaves, no jogo da consagração ‘leonina’, relativo à 34.ª e última jornada.
