
Hélder Barbosa (créditos: Ivan Del Val / Global Imagens)
O antigo extremo, que representou a Seleção Nacional numa única ocasião, terminou a carreira de jogador aos 36 anos
Hélder Barbosa, que aos 36 anos estava sem clube desde a temporada passada, recorreu esta segunda-feira às redes sociais para anunciar o final da sua carreira de jogador.
“Chegou a hora de me despedir do meu maior sonho, tempo de dizer adeus ao futebol. Foram 31 anos a fazer o que mais gosto, 21 deles como profissional. Corri o mundo com a bola nos pés, vi o que só esperava ver em sonhos, conquistei muito mais do que imaginava. Orgulho do que consegui, mas sobretudo por me ter guiado sempre pelos valores que me ensinaram. Consciente de que cheguei onde tive que chegar”, começou por escrever, numa publicação no Instagram que acompanhou com um vídeo de momentos marcantes do seu percurso no futebol.
"Obrigado, Portugal, pelo privilégio de representar o meu país; Obrigado a todos os clubes que representei por me deixarem ser um deles; Obrigado a todos os “meus” adeptos pelo carinho e respeito com que sempre me trataram, e a todos os clubes e adeptos adversários com que me cruzei por me tornarem mais forte; Obrigado aos meus treinadores por tudo o que me ensinaram e sobretudo aos meus colegas por tanto que me deram! Vocês foram/são o que de melhor o futebol me trouxe. À minha família uma dívida eterna por permitirem que vivesse o meu sonho e por me acompanharem em toda esta jornada. Não sei o que o futuro me reserva, mas irei com o mesmo foco de sempre, agora agarrando-me a tudo o que vocês todos me ensinaram. Fui um privilegiado, Obrigado!”, completou.
O antigo extremo, que representou a Seleção Nacional numa única ocasião, em 2012, passou pelo FC Porto, Académica de Coimbra, Trofense, V. Setúbal, Braga, Almería (Espanha), AEK (Grécia), Al Wasl (Emirados Árabes Unidos), Akhisar, Hatayspor (Turquia), Panetolikos (Grécia) e Varzim, onde realizou 16 partidas na época passada.
Com 64 golos marcados num total de 494 jogos realizados, Hélder Barbosa sagrou-se campeão nacional por duas ocasiões no FC Porto, venceu uma Taça da Liga pelo Braga e, ao nível internacional, destacam-se no seu palmarés uma Taça da Turquia e uma Taça da Grécia. Venceu ainda um Europeu de sub-17 por Portugal.
