Português da UAE Emirates foi segundo na etapa rainha e ganhou tempo a todos os rivais da geral
Corpo do artigo
João Almeida foi de novo a estrela da Volta à Suíça, discutindo a quinta etapa com Oscar Onley, que o bateu por meia roda, e aproximando-se em definitivo da camisola amarela, que passou a ser envergada pelo francês Kévin Vauquelin, da Arkéa.
A UAE Emirates ditou o ritmo durante a maioria dos 183,8 km da etapa rainha, preparando o ataque do português nas rampas íngremes da Castaneda, subida feita por duas vezes até à chegada na aldeia de Santa Maria. Almeida deixou cedo para trás o camisola amarela, Romain Grégoire, juntando-se a Oscar Onley, que atacara primeiro na derradeira escalada, a 2,3 km da meta.
A dupla foi impulsionada pelo português, que no sprint foi batido pelo britânico da Picnic, mas pensava sobretudo na geral, que pode conquistar de vez no contrarrelógio de domingo.
Com o terceiro dia consecutivo ao ataque, o caldense da UAE Emirates subiu a terceiro da geral, a 39 segundos de Vauquelin, sendo Julian Alaphilippe (Tudor) o segundo, a 29 segundos da amarela. Oscar Onley passou a ser o quarto, a 1m21s.
No crono final de domingo, com 10 km sempre a subir, a 88.ª Volta a Suíça será decidida entre os três da frente, sendo Almeida o favorito, depois de uma recuperação para a história. Recorde-se que o português era 25.º após a primeira etapa, a 3m22s da camisola amarela.