Sporting, Ronaldo e não só: vários portugueses nomeados para os Globe Soccer Awards
Gala dos prémios irá decorrer a 27 de dezembro, no Dubai
Corpo do artigo
A organização dos Globe Soccer Awards, que elegem as melhores figuras do futebol mundial a cada ano civil, anunciou esta quinta-feira os seus nomeados para a edição de 2024, cuja gala irá decorrer a 27 de dezembro, no Dubai, com destaque para a presença de vários portugueses.
Desde logo, Cristiano Ronaldo e Vitinha figuram nos candidatos ao prémio de melhor jogador do mundo em 2024, tendo a companhia de Viktor Gyokeres, avançado do Sporting.
No galardão referente ao melhor clube do ano, o Sporting também marca presença, tal como o Botafogo, treinado no Brasil pelo português Artur Jorge.
Se na categoria feminina e dos melhores treinadores e avançados não há representantes nacionais, Vitinha volta a surgir na corrida ao prémio de melhor médio. Já nos “jovens emergentes”, o seu colega de equipa no PSG, João Neves, é o único português presente nos nomeados.
Jorge Mendes, por sua vez, concorre à distinção de melhor agente em 2024, enquanto Luís Campos (PSG) e Hugo Viana (Sporting) figuram nos candidatos ao prémio de melhor diretor desportivo.
Ronaldo volta a surgir no galardão de melhor jogador a atuar no Médio Oriente, sendo que o seu clube na Arábia Saudita, o Al Nassr, também está na luta pelo título de melhor clube daquela região.
A escolha dos vencedores será, tal como nos anos anteriores, feita mediante votos de adeptos à escala mundial, contando ainda com a intervenção de um painel de “estimados ícones do futebol”, nos quais se incluem os portugueses Deco, Luís Figo e Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, juntamente com nomes como Francesco Totti, Iker Casillas e Marcello Lippi, entre outros.