Sorteio manual da nova Champions demoraria mais de três horas: está encontrada a solução
Computador vai resolver o "problema". Sorteio manual teria mais de 900 bolas e duraria entre três a quatro horas
Corpo do artigo
A Liga dos Campeões vai mudar na próxima edição, contando com 36 equipas ordenadas numa tabela única, sendo que a primeira fase irá ter oito jornadas - quatro jogos em casa, quatro fora - em vez das atuais seis. O sorteio, agendado para 29 de agosto, terá várias condicionantes, como o facto de clubes do mesmo país não poderem defrontar-se.
De tal forma que, se fosse realizado de forma manual, seriam necessárias mais de 900 bolas e a cerimónia, que irá realizar-se na mesma, duraria entre três a quatro horas. Assim, de acordo com esclarecimento da UEFA, segundo a imprensa britânica, o sorteio será realizado por computador e durará cerca de 35 minutos.
Giorgio Marchetti, secretário geral adjunto e diretor de futebol do organismo que rege o futebol europeu, explicou que toda a presumível confusão irá ser resolvida facilmente por um programa informático desenvolvido por uma empresa radicada em Hertfordshire, Inglaterra. E, para manter a parte formal da cerimónia, irão ser tiradas bolas com o nome das equipas de um pote, mas será o software a definir os adversários de cada uma delas. A UEFA revelou ainda que todo o processo será supervisionado por uma das principais auditoras do mundo, a Ernst&Young.
A partir dos oitavos de final, os sorteios voltam a ser totalmente manuais.