Sonho cumprido: Alberto Costa estreou-se pela equipa principal do V. Guimarães

Créditos: Vitória SC
Alberto Costa estreou-se, aos 20 anos, pela equipa principal do clube minhoto, onde cumpre a 11.ª temporada consecutiva. Apesar de ser lateral direito de raiz, pode ainda atuar como central, médio e extremo. Curiosamente, não tem Costa no nome, mas usa-o para homenagear o padrasto, com quem vive desde criança.
Alberto Costa nunca irá esquecer a data de 11 de janeiro de 2024. Naquele dia, contra o Penafiel, a contar para a Taça de Portugal, cumpriu um sonho de menino e fez a estreia pela equipa principal do V. Guimarães, clube onde chegou em 2013, proveniente do Tirsense.
Lateral direito de raiz, entrou, aos 90 minutos, para o lugar de Miguel Maga. No tempo de descontos deu para mostrar alguns pormenores, até porque, nessa altura, a equipa penafidelense procurava o empate. Durante esse período, Alberto Costa esteve sereno, com personalidade, e não teve medo de pedir a bola, que lhe chegou através de um passe longo do guarda-redes Charles. Defensivamente esteve seguro, ajudando ainda a fechar a zona central.
A polivalência é, aliás, uma das características deste defesa de apenas 20 anos. É até visto no clube como um autêntico “canivete suíço”. Habituado a jogar como lateral direito, já foi utilizado como central, como médio defensivo e como extremo. Foi até como ala esquerdo que marcou um golo no recente jogo-treino contra o Trofense.
O defesa tem ainda uma curiosidade: apesar de não ter Costa no nome, quer usar este apelido para homenagear o padrasto, com quem vive desde criança.
Numa altura em que atravessa o melhor momento da época, com cinco vitórias e dois empates em sete jogos, o V. Guimarães continua a preparar o duelo de amanhã, contra o Arouca, apostado em chegar à terceira partida sem sofrer golos no Estádio D. Afonso Henriques, depois dos triunfos, pela margem mínima, contra o Rio Ave (campeonato) e Penafiel (Taça de Portugal). Nesse sentido, Álvaro Pacheco vai apostar novamente no guarda-redes Bruno Varela e nos defesas Bruno Gaspar e Borevkovic, suplentes na partida de quarta-feira.

