Central agrada a vários clubes da Premier League e os vencedores da Taça de Inglaterra também se posicionam
Corpo do artigo
Ousmane Diomande está bem cotado em Inglaterra e, após ter sido associado ao Newcastle — este com maior insistência —, Arsenal e Chelsea, surge agora ligado ao Crystal Palace. O The Telegraph noticiou ontem que Diomande está numa restrita lista de potenciais reforços para o eixo da defesa do emblema inglês, para colmatar a quase certa saída de Marc Guéhi, que deverá finalizar o seu percurso no clube quatro temporadas depois.
Diomande sente-se bem no Sporting, mas terá, naturalmente, o sonho de competir no melhor campeonato do mundo e fazer um contrato financeiramente superior ao que tem no Sporting. O jogador está ligado ao emblema verde e branco até 2027 e tem uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, mas é certo que Frederico Varandas está disposto a libertá-lo por valores ligeiramente inferiores, na ordem dos 60/65 M€, e será essa a expectativa de Diomande quando chegar uma proposta formal à SAD leonina.
Diomande teve uma ascensão meteórica de leão ao peito, convencendo os vários treinadores que passaram por Alvalade. O arranque foi a meio da época 2022/23, pela mão de Rúben Amorim, após se ter mostrado no Mafra – embora os direitos económicos estivessem nas mãos dos dinamarqueses do Midtjylland. O central cumpriu 17 partidas e marcou um golo, tornando-se logo um dos nomes em destaque na equipa. Seguiram-se mais duas temporadas de grande impacto na carreira do internacional da Costa do Marfim, épocas em que se tornou num dos imprescindíveis da defesa e nas quais participou ativamente nas conquistas dos dois títulos de campeão nacional.
Em 2023/24, fez 38 jogos e marcou três golos. Na última temporada, esteve em 46 e apontou dois golos, números que demonstram bem o seu crescimento. Aliás, com a saída de Coates, na defesa a três, passou a ser o central do meio, sinal claro da importância que tem para os treinadores. Nesta altura, será, porventura, o defesa mais valorizado dos leões. Gonçalo Inácio também está num patamar elevado, titular da Seleção Nacional, mas o costa-marfinense supera o colega e tem, fisicamente, o perfil desejado por muitos clubes ingleses.
Certo é que qualquer negociação para contratar o jogador leonino não será nada fácil. Frederico Varandas quer construir uma equipa para chegar ao tricampeonato e conta com Diomande… para já. Caso o central abandone o clube, os leões já têm em carteira alguns nomes para substituí-lo. Entretanto, o defesa está praticamente recuperado da lesão que sofreu no decorrer do jogo contra o Vitória de Guimarães, que confirmou o título leonino, e o deixou de fora da final da Taça de Portugal diante do Benfica. Mesmo de férias, Diomande tem um plano de recuperação para cumprir, para estar a 100 por cento no arranque da próxima temporada, seja em Alcochete ou em terras de Sua Majestade.