Villas-Boas: "O nosso objetivo é perceber as preocupações e intenções do Sérgio Conceição"
Declarações de André Villas-Boas à margem da visita à Casa do FC Porto de Ponte da Barca, Viana do Castelo, na tarde deste domingo. O candidato à presidência do FC Porto respondeu a algumas perguntas de sócios
Corpo do artigo
Funcionamento do Conselho Superior do FC Porto e ideias de Villas Boas: "O Conselho Superior tem uma ordem. Quando uma lista para o Conselho Superior é proposta, cada candidato tem de colocar uma ordem de eleição para cada membro que propõe. Porque a definição dos membros do Conselho Superior é feita pelo método D'Hondt. Ou seja, dependendo dos resultados da eleições, pode haver um candidato que leva x número de membros, outro candidato leva outros x... Por exemplo: o candidato que ganha as eleições leva para o Conselho Superior do 1.º ao 11.º membro que propôs. Outro candidato leva do 11.º em diante. Há 20 membros e dez suplentes neste Conselho Superior. O nosso objetivo é trazer cinco sócios para dentro do Conselho Superior. Ou seja, fugir às figuras políticas e públicas da sociedade, como tem vindo a ser registo nos últimos anos. Queremos cinco sócios de cinco gerações diferentes. Para garantir a representatitividade das gerações. A partir daí, o nosso desafio para esses sócios é que os mesmos sejam representativos de pessoas e associados que conhecem e que tragam para dentro do Conselho Superior as ideias, as reflexões e preocupações dos sócios que conhecem."
Qual é a ideia para a equipa técnica no futebol (equipa principal)? "Compreendo a pergunta, mas há perguntas que são delicadas o suficiente e não podem ser respondidas [risos]. O nosso objetivo é sentarmo-nos com a equipa técnica, que bem merece. A partir do momento em que há a eleição estará a decorrer a época numa fase fundamental. Há um jogo com o Sporting a 28 de abril e a tomada de posse dá-se até 15 dias após o ato eleitoral. Serão alturas sensíveis. Daí a minha preocupação no ano passado em ter feito essa pergunta. 'Porque é que o treinador tricampeão nacional ainda não tinha renovado contrato e se estaria a deixar para a última hora a sua possível continuidade?'. O nosso objetivo neste momento é perceber as preocupações e ambições do treinador, o que ele deseja fazer no futuro, e perceber quais são as suas intenções."
Qual é o perfil de treinador que gosta de ver? "Vamos ver, cada coisa a seu tempo. O mais importante agora é que vocês se desloquem a 27 de abril, votem, votem em liberdade e no que acreditam ser melhor."