O número um do mundo foi retirado da premiação individual mais importante do ténis depois de ter testado positivo para uma substância proibida
Corpo do artigo
Jannik Sinner, atual número um do mundo no ranking ATP, foi excluído de qualquer indicação ao Prémio Laureus depois de ter testado positivo para um anabolizante, anunciou esta quinta-feira a Laureus World Sports Awards.
“Após discussões da Laureus Academy, foi decidido que a indicação de Jannik Sinner para o prémio Laureus World Sportsman of the Year deste ano será retirada. Acompanhamos este caso, as decisões dos órgãos globais relevantes e, embora observemos as circunstâncias atenuantes envolvidas, sentimos que a proibição de três meses torna a nomeação inelegível”, lê-se no comunicado.
O tenista italiano foi suspenso por três meses, até ao dia 4 de maio, depois de, em março, ter testado positivo para Clostebol, substância que o regulamento proíbe.
Em 2024, Sinner venceu o Australian Open e o US Open e perdeu apenas seis das 79 partidas que disputou, contudo, não está elegível para a premiação. Os indicados serão anunciados na próxima segunda-feira, no entanto, os vencedores só serão anunciados no dia 21 de abril, em Madrid.
Além de ficar de fora do prémio, o tenista italiano também vai perder cerca de 2 000 pontos no ranking ATP.