João Félix: do Benfica ao Al Nassr, passando pelo Chelsea. Afinal, o que aconteceu
João Félix esteve muito perto de regressar ao Benfica, mas a entrada do Al Nassr, com maior poder financeiro e a intervenção direta de Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo, acabou por desviar o internacional português para a Arábia Saudita.
Corpo do artigo
João Félix esteve, de facto, a um pequeno passo de regressar ao Benfica, mas tudo se precipitou na direção do Al Nassr numa altura em que parecia certa a presença do internacional em Lisboa, provavelmente no Estádio da Luz, durante a Eusébio Cup, disputada no sábado.
Mas, afinal, o que se passou para a surpreendente mudança? A entrada em cena do Al Nassr, que aproveitou o facto de as negociações entre Benfica e Chelsea, quanto ao valor e moldes do negócio, se arrastarem ao ponto de abrir a porta ao maior poderio financeiro do clube da Arábia Saudita. Mas não só.
A dado momento das negociações, o Benfica aumentou a proposta por 50% do passe do jogador de 20 para 25 milhões de euros, assegurando ainda o pagamento de mais 10 milhões de euros – cinco milhões em 2027, outros cinco em 2028 – nos dois anos seguintes. No final desse período, os encarnados seriam donos de 70 por cento do passe de João Félix, por 35 milhões de euros.
Um "plano de pagamentos" que foi recebido com algumas reticências iniciais do Chelsea, desfeitas aos poucos pela intervenção do empresário Jorge Mendes junto do clube londrino.
É aqui, na parte final da passada semana, que entra em campo o Al Nassr, munido de capacidade financeira para satisfazer de imediato as pretensões do Chelsea, oferecendo ainda um contrato milionário a João Félix, ainda que, num passado recente, o avançado tenha dito não a propostas igualmente vantajosas e até superiores às do Benfica. O que foi decisivo? O facto de Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo terem falado pessoalmente com João Félix no momento em que souberam que não havia ainda acordo entre Chelsea e Benfica.