Roberto Martínez reage ao sorteio do Euro'2024: "São sempre difíceis..."

Roberto Martínez (Créditos: Pedro Rocha / Global Imagens)
Declarações de Roberto Martínez, selecionador de Portugal, em reação ao sorteio da fase de grupos do Euro'2024.
Corpo do artigo
Satisfeito com o sorteio? "Sim, porque o formato do Europeu é imprevisível e há três seleções que se apuram e depois é mais difícil saber o caminho. Mas é uma boa notícia para o adepto português jogar na zona centro [da Alemanha]. Estamos muito perto dos adeptos portugueses, jogamos nos estádios do Dortmund, Leipzig e Schalke 04, e o período entre os jogos ajuda. Os adversários são sempre difíceis, contra um vencedor do play-off tem sempre uma positividade especial. Chéquia não tem treinador, é uma incógnita, conheço a seleção e tem jogadores de alto nível. A Turquia ganhou o grupo no apuramento contra equipas como Croácia e País de Gales e tem uma boa mistura de talento individual e experiência, que faz uma equipa muito competitiva."
Repetir Mundial'2006 é possível? "Agora temos 48 horas para tomar decisões importantes e precisamos de valorizar todos os aspetos do relvado e posições estratégicas da preparação para o Europeu."
Chéquia e Turquia dizem que Portugal é favorito: "A nossa força é dentro do balneário. Agora, vamos ter de dar passos importantes no estágio de março, finalizar a lista de convocados e ter uma preparação perfeita. Os jogos são perfeitos para crescer e fizemos um apuramento muito bom, mas isso não dá vantagem no torneio. Temos de crescer nos primeiros três jogos e agora é preparar bem para dar uma alegria aos nossos adeptos. E estar preparados para o dia 18."
Portugal tem muitos emigrantes na Alemanha, mas menos que os turcos: "A quantidade não é um problema."
Há uma equipa que encaixe melhor no jogo de Portugal? "São todos diferentes e no futebol moderno há que ter flexibilidade tática que nós já mostrámos. Precisamos de mais conceitos e o vencedor do play-off pode mudar as coisas. Não se trata do adversário, mas do que podemos fazer. E vamos ter jogos importantes para finalizar a prepração."
