Declarações de Pinto da Costa, presidente do FC Porto, e Manuel Moreira, presidente da Câmara de Amares, à margem da visita do dirigente portista aos Paços de Concelho do município, este sábado. Segue-se a inauguração da Casa do FC Porto de Amares
Corpo do artigo
Manuel Moreira, presidente da Câmara de Amares: “Pinto da Costa é dos dirigentes com mais títulos do mundo, é uma referência e um orgulho nacional que todos devemos ter. Além de ser um clube forte em Portugal, é um dos clubes com mais força na Europa. Com a sua determinação e a sua equipa, com o Vítor Baía, são uma marca forte nacional. Em abril comemoramos 50 anos do 25 de abril e vai ganhar as eleições do FC Porto pela coragem e determinação. Merece levar esta nau pesada até ao fim.”
Pinto da Costa: “É um prazer enorme sempre que visito uma casa do FC Porto ser recebido pela autarquia no salão nobre, como muitas vezes acontece. Em Amares tem significado especial, porque é uma terra que me habituei conhecer pelo seu portismo, pela quantidade de portistas que havia e fazia um pouco de espécie não termos uma casa em Amares. Quando me disseram que queriam inaugurar, creio que em 15 dias dei o trabalho de arranjar tudo aceleradamente. Para mim é um prazer enorme, encaixei esta vista entra uma ida a Portimão e outra a Londres. Como quem corre por gosto não cansa, e como sinto gosto, faço-a de coração e com a maior felicidade. Vim acompanhado da dra. Cristina Azevedo, Vitor Baía e Alípio Jorge, que são peças importantes no FC Porto. Viemos com coração aberto. Sabemos o que são as pessoas e os portistas de Amares e há muitos anos que os habituei a admirá-los. O poder local é muito importante para o progresso das nossas regiões, embora não existindo oficial. Quero felicitá-lo, porque a paixão que tenho pelo FC Porto, sei que Dr. Manuel Moreira tem por Amares. Quem não se entregar com alma e coração, ambição e paixão, não pode levar até ao fim, tantos são os problemas que vão surgindo no dia a dia. Queria agradecer as suas palavras, um pouco exageradas, ainda por cima vindas de um ainda não dragão... [risos e aplausos da plateia].
A vós, dragões, quero dizer que a razão que me faz ter estado este anos no FC Porto são os sócios anónimos e os adeptos do FC Porto. São pessoas que seguem o clube por toda a parte, quando não podem estar presentes estão de coração a ouvir relatos e a ver televisão e são aqueles que me enchem a alma. São os que vão para os Aliados quando ganhámos títulos, os que nas suas terras fazem festas e arraiais, são por vocês que continuo a lutar para que possam encontrar também no FC Porto um motivo de muitas felicidades. Abrir uma casa é difícil, mas a missão mais importante é mantê-la e ser um ponto de encontro para os jovens se encontrarem, a amarem o FC Porto, ajudarem-se e entenderem que o FC Porto é algo mais do que um clube. Sendo um clube nacional e internacional, é um ex libris da nossa região norte, embora também esteja cada vez mais espalhado pelo sul de Portugal. Espero que esta casa tenha sucesso, mas sobretudo para os jovens que aqui estão e frequentem. Que encontrem lá amizades sinceras com o espírito do Dragão.
As vitorias passadas estão no museu. Temos é de pensar nas futuras e é para isso que estamos a preparar uma equipa como a que viram ontem. Temos de pensar no futuro, porque queremos um futuro melhor. Mesmo com o passado recente, queremos sempre mais e melhor. E quando for preciso voltar a Amares, estaremos sempre dispostos."