Com juros de três empréstimos, valor total a pagar chega aos dois mil milhões de euros
Corpo do artigo
O AS fez as contas de quanto vai custar na realidade a remodelação do Estádio Santiago Bernabéu ao Real Madrid e a soma total dos três empréstimos pedidos pelo clube, com os juros, ascende a dois mil milhões de euros.
Os merengues pediram 1 170 milhões, o que dá um total de 1 948,5 milhões de euros com os juros incluídos ao longo dos anos que duram os empréstimos (dois empréstimos a 30 anos e um a 27 anos). O Real Madrid conseguiu ainda um financiamento com a firma Legends, de 360 milhões de euros, com esta empresa a ficar com 30% das receitas de eventos que não sejam de futebol, durante 20 anos, sendo que o estádio tem capacidade para albergar eventos todos os dias do ano. As obras atravessaram fases complicadas, como a pandemia de Covid-19, a tempestade Filomena e o aumento do custo das matérias-primas pela pandemia e a guerra da Ucrânia.
As obras para a remodelação do Bernabéu começaram em 2019 e o objetivo é que se torne no maior e mais moderno estádio da Europa. É o recinto apontado para acolher a final do Mundial de 2030 a organizar por Espanha, Portugal e Marrocos.
Os especialistas acreditam que o projeto estará amortizado, dadas as elevadas receitas que vai proporcionar, no prazo de dez anos.