Pinto da Costa: "Entrevista de Villas-Boas? Não vi, cheguei a casa eram quase 3h00"
Declarações de Pinto da Costa, presente na manhã desta terça-feira na Câmara Municipal da Maia, onde foi dada luz verde ao FC Porto para a construção da Academia
Corpo do artigo
Entrevista de André Villas-Boas à RTP: “Não vi, estava em Albergaria-a-Velha, numa conversa com os portistas, depois fui a um jantar e cheguei a casa eram quase 3h da manhã. Não dormi muito para estar aqui, mas nem que não fosse à cama… Estaria aqui com todo o gosto e feliz.”
Academia é o passo que o FC Porto precisava para dar o impulso na formação? “Fundamental. É uma obra que vão ver no local que é de uma grandeza extraordinária, vai permitir fazer jogos oficiais, tem três campos, um mini-estádio para 2 mil e tal pessoas, um refeitório que permite servir 500 refeições ao mesmo tempo, num total de 800. Vamos vamos ter um hotel que permite pernoitarem 140 jovens simultaneamente, vamos ter um posto médico, depois verão. Não sou propriamente arquiteto, mas fiquei encantado com o que vi da obra apresentada.”
Passo histórico? Que importância tem? “Acho que é um passo muito importante, porque nós temos dificuldades na formação, mas mesmo assim conseguimos apresentar jogadores que hoje são da equipa A, que vêm da formação. Vários como Diogo Costa, João Mário… Na equipa B neste momento estão a jogar como titulares nove jovens vindos da formação, estamos na meia-final da Youth League. A formação está bem, mas tem de estar muito melhor. Outros já têm condições mais avançadas e naturalmente que já não temos possibilidade de albergar mais de uma dúzia de atletas e vamos poder ter 140. As crianças e jovens que queiram jogar no FC Porto, vão ter condições boas para poder estar e estudar, também haverá esse cuidado. É um passo importantíssimo no futuro do FC Porto.”
Sonho mais próximo de ser realizado? “É um sonho que passadas as dificuldades até chegarmos aqui, agora foi dado o tiro de partida para a fase final desta grande corrida. Eu e todos os que nos dedicámos a esta obra, nomeadamente o dr. Fernando Gomes, estamos felizes porque temos a noção que estamos a realizar algo que será muito importante para o FC Porto, para o seu futuro e para os nossos jovens.”
Quando começarão as obras? “Penso que ainda esta semana, já estão a fazer a limpeza dos terrenos e agora a partir desta semana começarão as obras, com a presença dos tais arqueólogos, pode aparecer lá alguma raridade. Esta semana. Vamos convidar-vos a estarem presentes para verem a grandeza da obra que vai começar.”