Rio Ferdinand sobre Rúben Amorim: "Mudou o Sporting e é preciso alguém com caráter, carisma e tomates"
Antigo defesa dos red devils encantado com a contratação do treinador do Sporting
Corpo do artigo
As reações à contratação de Rúben Amorim pelo Manchester United sucedem-se a Rio Ferdinand, antigo internacional inglês e defesa destacado dos red devils, comentou a transferência no seu podcast.
"Se Pep Guardiola tivesse saído, penso que Amorim teria sido alguém que o Manchester City estaria a analisar. Há semelhanças com o que Erik ten Hag estava a fazer no Ajax, mas o que eu diria é que Amorim pegou num clube que estava numa fase estéril. Não podia competir com o FC Porto ou o Benfica, não tinha estado perto de ganhar o campeonato, uma base de adeptos desencantada, agitação nos bastidores. Ele foi para lá e mudou imediatamente o rumo da equipa. Mudou o estilo de futebol, o estilo de jogo e as expectativas", afirmou.
E destacou as diferenças com Erik ten Hag: "Penso que a maior diferença entre os dois [Amorim e Ten Hag], pelo que ouço de pessoas que jogaram com eles, e das que também estiveram perto, é o carácter e o carisma, em comparação com Erik ten Hag, que será a grande diferença. O Manchester United precisa de alguém com carácter, carisma e os tomates para dizer 'sabes que mais, não me interessa o que aconteceu aqui, vejo em ti um jogador'. É preciso alguém que seja assim."
"Este é um homem que construiu Manuel Ugarte, que veio para o Manchester United. Construiu um jogador de 60 milhões de libras. Mudou o panorama de um clube de futebol. Isso não é fácil de fazer. Não me interessa a liga em que se está. Falei com o Nani no outro dia e ele disse-me: 'Rio, os jogadores jogam para ele, adoram-no e respeitam-no'. Ele disse que o Amorim é muito direto. Talvez tenha havido incoerências na forma como Ten Hag foi disciplinado. É preciso ter linhas claras quando se abordam estes temas e jogadores", concluiu.