Assumem, respetivamente, os cargos de diretor desportivo e chefe de scouting. Serão oficializados em Vila do Conde uma vez concluído o processo de criação da SAD, mas já colaboram com Luís Freire no planeamento da próxima temporada
Corpo do artigo
Pedro Albergaria é o novo diretor desportivo do Rio Ave e já trabalha há alguns dias na preparação para a próxima época, assim como Gonçalo Bexiga, que assume a cordenação da equipa de scouting.
O emblema de Vila do Conde está, como se sabe, a ultimar a criação da sociedade anónima desportiva (SAD) e, segundo apurou O JOGO, a oficialização desta dupla só será feita depois disso. No entanto, ambos já colaboram com o treinador Luís Freire na construção do plantel para atacar 2024/25.
O novo diretor desportivo do Rio Ave tem 43 anos e sucede a Nuno de Almeida. Pedro Albergaria passou a última temporada sem um cargo num clube, depois de ter deixado o Gil Vicente, nas mesmas funções, em julho de 2023. Antes da etapa em Barcelos, ocupara a posição em Vizela entre 2019/20 e setembro de 2022, período que coincidiu com a chegada do clube à I Liga. Foi também em Vizela que encerrou a carreira de guarda-redes, em 2018/19.
Quanto a Gonçalo Bexiga, 42 anos, regressa a Portugal depois de três épocas a liderar o scouting do Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos. Além de uma passagem pela Aspire Academy, do Catar, Bexiga esteve por mais de uma década ligado ao departamento de observação do Benfica.
O Conselho de Administração da futura SAD tem apontados os nomes de Alexandrina Cruz e Henrique Maia, respetivamente presidente e presidente adjunto do Rio Ave. Falta saber quem são os restantes três nomes escolhidos por Evangelos Marinakis, acionista maioritário, e quem fica na liderança na SAD.