
Declarações de Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, em conferência de Imprensa de antevisão ao clássico com o Benfica, agendado para as 20h30 de domingo, no Estádio do Dragão, a contar para a 24.ª jornada da Liga Betclic
Segundo lugar e acesso à Champions. Derrota ou resultado menos positivo pode levar a que o foco passe a ser o segundo lugar? "Estamos em terceiro lugar, temos de dar uma olhadela a quem vem atrás e olhar para a frente. Começar a olhar para trás e para a frente não dá... Temos de olhar para quem está à nossa frente, são esses dois rivais. A pressão faz parte do que é o nosso trabalho. Trabalhar num clube grande, habituado a ganhar títulos, mais nos últimos anos, as pessoas estão mal habituadas por causa do nosso presidente, têm sido anos maravilhosos nesse sentido. A pressão faz parte de quem comanda uma equipa profissional de futebol. Independentemente da mais valia dos adversários, tem obrigação de ganhar. Dou-me bem com essa pressão."
Ironia. Revelou que foi instaurado processo por dizer que estava a jogar contra o vento em Vila do Conde. Em Santa Clara disse o mesmo, estaria a ser irónico? "Afirmei que jogámos mais do que contra 11 adversários num dos jogos anteriores a esse, tive a oportunidade de dizer nos Açores que jogámos com mais do que os adversários, e tinha o vento incómodo, adeptos apaixonados, situações com os apanha-bolas após a vantagem do Santa Clara, os jogadores é que tinham de ir buscar a bola... Enfim. O CD da FPF pensou que me referisse à equipa de arbitragem. Na altura não referi que era o vento, agora tive de referir, ainda levava mais um processo."
Registos contra os rivais. Chegou a fazer o pleno em algumas épocas: "Espero acabar o jogo amanhã com onze, como disse o Rúben Amorim... Tivemos uma expulsão no início do jogo da Luz, fizemos uma excelente exibição. Na Supertaça, penso que é unânime a opinião de que até ao golo do Benfica controlámos e fomos muitíssimo competentes e mais fortes. Mas os jogos são todos diferentes. Mesmo em Alvalade, apesar de o Sporting ter feito um bom jogo, houve momentos em que merecíamos mais do que sair daquela forma. Temos de ser mais competentes e ganhar jogos. Amanhã temos essa oportunidade, preparar o jogo com essa mentalidade. Um adversário com valia pela frente e não olhar muito para as estatísticas. O meu historial é super positivo nesse aspeto e não quero entrar por aí."
Expulsões em todos os clássicos esta época. Falou com os jogadores sobre isso? João Pinheiro volta a ser o árbitro: "Disse tudo o que já tinha dito. A sua pergunta é uma resposta. O que posso acrescentar é desejar ao João Pinheiro, à sua equipa e ao VAR que sejam competentes e, no final, que não seja por algum erro dele que o jogo se possa decidir."

