Sporting ainda não comprou os 75% do passe do extremo que estão na posse do Amora. Recentemente, o clube da Margem Sul recusou 1,2 milhões e euros da SAD leonina. A negociação prossegue...
Corpo do artigo
O bom momento de forma de Geny Catamo está a despertar o interesse de vários clubes dos principais campeonatos da Europa. Segundo O JOGO apurou, Génova e Udinese têm o extremo debaixo de olho há algum tempo, depois de terem observado o seu desempenho nos jogos que disputou pelo Sporting e pela seleção de Moçambique. Os genoveses ocupam o 15.º lugar da Serie A, enquanto a equipa de Udine está na 18.ª posição, apenas com menos dois pontos do que o Génova. Catamo está bem referenciado em Itália, mas de Inglaterra, Premier League, chegam também sinais de que o jogador tem sido acompanhado. De acordo com a imprensa inglesa, Aston Villa e Fulham estão interessados no internacional moçambicano e preparados para marcar terreno na próxima janela de mercado, ou seja, negociar com o Sporting a transferência do jogador.
Em Itália, Génova e Udinese têm o extremo na lista. Da Premier League, Fulham e Aston Villa estão muito atentos
Embora tenha neste momento apenas 25 por cento do passe de Catamo, os direitos desportivos pertencem ao Sporting pelo que serão sempre os leões a decidir o futuro do jogador, cujo contrato termina em 2025 - a SAD leonina já tem em mente a renovação do vínculo.
Esta temporada, Geny Catamo tem 11 jogos de leão ao peito, um golo - diante do Olivais e Moscavide -, e duas assistências
Recorde-se que recentemente os leões tentaram adquirir o remanescente do passe do camisola 21 (75 por cento), que está na posse do Amora. Numa negociação encabeçada por Hugo Viana, foi apresentada um proposta de 1,2 M€ a pagar em três anos, recusada pelo emblema da Margem Sul, que fixou em dois milhões a pronto o preço para vender os tais 75 por cento.
Ausência: atacante vai estar na CAN e desfalca o Sporting durante um mês
No meio desta operação existe ainda o envolvimento da Associação Black Bulls, clube do campeonato moçambicano que reivindica uma parte do valor a receber pelo Amora na venda do extremo leonino (cerca de 85 por cento), e que José María Gallego, presidente do Amora, não reconhece como válido o acordo, dado que a FIFA não permite que o passe do atleta seja repartido por três clubes.
O extremo tem contrato com o Sporting até 2025 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Os leões estão decididos em renovar o contrato do camisola 21
Esta temporada, Catamo soma 11 jogos com camisola do Sporting, um golo (frente ao Olivais e Moscavide na Taça de Portugal) e duas assistências. Esta está a ser a época mais efetiva de leão ao peito depois de ter representado, sem êxito, o Marítimo na última época.