Se a SAD recusar uma proposta formal superior a 60 milhões de euros, o empresário Hasan Çetinkaya tem direito a exigir o pagamento de 10% desse valor. Mas, se o fizer, o clube de Alvalade, que já admitiu transferir o avançado por uma verba inferior ao da cláusula, irá fixar o seu preço nesse valor previsto no contrato
Corpo do artigo
O braço de ferro entre o Sporting e o empresário de Viktor Gyokeres, Hasan Çetinkaya, pode endurecer. Depois do agente ter dito ao jornal “Aftonbladet” ter provas “escritas” que o Sporting prometeu vender o artilheiro por 60 milhões mais 10 milhões de euros, foram conhecidos novos dados importantes.
Aquando da contratação do internacional sueco ao Coventry, no verão de 2023, o agente do jogador exigiu a inclusão de uma cláusula que o mandatava em exclusivo para uma futura venda e que teria direito a receber 10% do valor de uma proposta formal superior a 60 milhões de euros que o Sporting venha a recusar.
Çetinkaya não está, contudo, obrigado a exercer essa cláusula que é facultativa e a SAD leonina entende que deve prevalecer o bom senso nas negociações. Se o referido agente vier a apresentar uma proposta nessa ordem de grandeza e acionar a cláusula, então o Sporting, mesmo tendo de indemnizar Çetinkaya, irá fixar o valor de saída de Gyokeres em 100 milhões de euros, conforme está contratualizado como cláusula de rescisão.
Uma posição de força que se justifica, sabe O JOGO, pelo facto de o Sporting entender que está a negociar de boa fé e porque, como já verbalizou o presidente Frederico Varandas, assumiu publicamente que aceita transferir Gyokeres por um valor inferior ao da cláusula.
O dirigente, recorde-se, disse na quarta-feira passada em Leiria que o avançado não sai por 60+10 milhões, mas espera-se que possa aceitar uma eventual proposta entre os 70 e os 80 milhões, com alguns bónus incluídos.
Entretanto, o Arsenal fez uma primeira abordagem direta ao Sporting, tendo Andrea Berta, diretor desportivo dos londrinos, mantido um encontro em Menorca com Bernardo Palmeiro, diretor geral para o futebol dos verdes e brancos. Nessa reunião, os valores que estiveram em cima da mesa ainda não atingiram o desejado pelo bicampeão nacional e as negociações com os gunners poderão prosseguir nos próximos dias.