
Créditos: SportFlash/Liga Betclic
Jogo da Liga feminina entre as encarnadas e a Quinta dos Lombos ficou marcado pelos gritos de “Uh, uh, uh, uh, vai para a selva, macaca”
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) deu como provada a existência de insultos racistas no jogo da Liga Betclic feminina entre o Benfica e a Quinta dos Lombos, que a 8 de outubro ganhou na Luz por 71-76, multando o clube encarnado em 4687,5 euros.
A pena, que poderia chegar aos 9375€, foi atenuada por se considerar que o Benfica, depois de informado pelos árbitros sobre os insultos a Nahomi Vargas, cubana de 20 anos, ter feito apelos públicos para que “não fossem proferidas expressões racistas, xenófobas ou de incitamento à violência”.
O Benfica informou ainda o CD que “não partilha, nem aceita ou pactua com os comportamentos que deram origem” ao processo.
Foi perto do final do terceiro quarto, quando Vargas executava lances livres - a jovem cubana fez 18 pontos nesse jogo -, que alguns elementos do público gritaram “Uh, uh, uh, uh, vai para a selva, macaca”. O episódio foi considerado “um ato isolado”.
