"Se perder com o Liverpool, a luta do título acaba para o Manchester City"
Palavras de Roy Keane, numa altura em que o tetracampeão inglês leva cinco derrotas seguidas em todas as competições, tendo sido goleado em casa pelo Tottenham no sábado
Corpo do artigo
A viver uma crise inédita na carreira de Pep Guardiola, com cinco derrotas consecutivas em todas as competições, o Manchester City sofreu mais um golpe duro no sábado, sendo goleado por 0-4 em casa pelo Tottenham, o que permitiu que o Liverpool aumentasse a sua vantagem na liderança da Premier League para oito pontos (31), à 12.ª jornada.
Em reação a essa goleada, que foi a maior que o tetracampeão inglês sofreu no Etihad desde a chegada do técnico espanhol, em 2016, Roy Keane, lenda do rival Manchester United, treinado por Rúben Amorim, apontou à importância que a próxima ronda do campeonato inglês terá para as contas do título, uma vez que o City irá jogar com o Liverpool em Anfield (domingo, às 16h00).
“Oito pontos... aposto que eles não conseguem acreditar. O Liverpool tem sido excelente e tem todas as hipóteses de vencer este título. Se se exibirem no seu melhor, com os seus adeptos a apoiá-los, e vencerem o City, que afirmação seria. Para o City, [a luta pelo título] acabará caso percam com o Liverpool. É um grande teste em termos de lidar com essa expectativa. Será que conseguem recuperar na próxima semana?”, questionou, em direto para a Sky Sports.
Já Gary Neville, também ex-capitão do United e comentador naquela estação televisiva, comparou o atual momento de forma do Manchester City com a sua versão na época de estreia de Guardiola, em que terminou a Premier League no terceiro lugar, a 15 pontos do campeão Chelsea.
“Já vimos o City a perder um jogo aqui e ali, mas muito raramente vi-os a serem superados em todos os departamentos, mas é isso que estamos a ver. Eles parecem muito curtos, já não os via assim desde a primeira época de Guardiola. Nunca os vi tão mal como têm estado nas últimas semanas. Ele [Guardiola] deve ter pensado que a pausa internacional seria como um botão de reiniciar, mas o presente aprofunda a opinião de que o City é atualmente uma equipa em declínio. Parece de loucos quando pensas naquilo que atingiram, mas estão a ser fáceis de defrontar e as equipas estão encorajadas quando jogam contra eles. As suas vulnerabilidades estão à vista de todos”, referiu.
Ao mesmo tempo, desta vez em direto para o seu podcast, Neville salientou que, caso Guardiola consiga dar a volta a esta situação e vencer um inédito pentacampeonato da Premier League, isso fará desse título o mais impressionante de todos os que conquistou até agora (seis).
“Quando estás em declínio, e odeio usar essa palavra mas é o que parece, é um grupo de jogadores. Eu joguei por um treinador e um clube que continuava sempre, mas houve alturas em que apenas caímos. Ganhei a liga três vezes seguidas, um triplete, e depois simplesmente não consegues ir mais longe e os teus ombros descaem um bocado, parece que é isso que está a acontecer. Eles têm sido sensacionais, mas tornaram-se pesados, falta-lhes energia, perderam jogadores vitais por lesão e na próxima semana há um jogo grande: Liverpool-City. Ainda há um longo caminho pela frente, mas a sensação atual é que se o City vencer o título esta época, penso que será a melhor Premier League de Pep Guardiola”, sentenciou.