Seleção Nacional bateu a Sérvia (57-40), em Coimbra, e fechou qualificação com cinco triunfos
Corpo do artigo
Portugal obteve um sensacional triunfo sobre a Sérvia, por 57-40, no último jogo da qualificação para o EuroBasket Women, a jogar entre 18 e 29 de junho, em quatro países (Chéquia, Alemanha, Itália e Grécia), e vai pela primeira vez a uma fase final, depois de 16 tentativas, desde 1995.
Já com um pleno de vitórias frente a Ucrânia e Macedónia do Norte, a Seleção Nacional estava obrigada a bater a líder do Grupo G, uma tarefa difícil, como o comprovava a pesada derrota na Sérvia (71-37).
Em Coimbra, e perante um público entusiasmado, a equipa de Ricardo Vasconcelos liderou quase sempre e foi com emoção que jogou os últimos minutos.
O triunfo bastava para passar como um dos quatro melhores segundos classificados (Portugal foi mesmo o melhor!), mas a derrota significaria morrer na praia, pela diferença total de pontos nos jogos. O Europeu, tendo apenas as 16 melhores equipas (quatro delas organizadoras), era de qualificação bastante difícil.